Valério Luiz e João Pedro, alunos de pós-graduação em Filosofia, foram indicados ao prêmio Anpof pela UFG

04 julho 2024 às 12h06

COMPARTILHAR
A comissão designada para selecionar os trabalhos de “tese e dissertação” que vão representar o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (PPGFIL – UFG) no prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) escolheu a dissertação sobre Hannah Arendt, do advogado e mestre em filosofia Valério Luiz Filho, e a tese de doutorado do aluno João Pedro Andrade para concorrer ao prêmio.
Ao Jornal Opção, Valério Luiz destaca que o programa de pós-graduação da UFG é um diamante do Centro-Oeste. “Tem um corpo docente excelente com conceito cinco na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, relembra. O resultado final será anunciado na noite de abertura do XX Encontro Anpof, dia 30 de setembro.
Valério ressalta que é uma honra ter seu trabalho reconhecido dessa forma. “É uma grande satisfação, pois conheço meus colegas e sei que há muitos trabalhos bons. Receber essa indicação para o principal prêmio acadêmico na área é uma alegria, porque os critérios são muito sérios”, afirma. Ele menciona que sempre gostou de filosofia e, desde os 15 anos, passou a ser um estudioso do assunto.
Apesar de ter especialização em criminologia, Valério sempre quis entender a questão moral por trás do conceito de crime. Para ele, crime é um conceito jurídico, ou seja, é o que a lei define como tal. “Percebi que isso se aproxima mais da filosofia moral do que do direito, e a obra de Hannah Arendt é uma boa oportunidade para discutir esse tema, porque foi ela quem trouxe esse conceito”, explicou.
João Pedro informou ao Jornal Opção que a indicação feita pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG para que sua tese concorra ao Prêmio ANPOF de Teses e Dissertações 2024 foi recebida com muita alegria e senso de responsabilidade. “Alegria por ter a qualidade do meu trabalho reconhecida e responsabilidade pela razão de que o PPGFIL/UFG produz uma série de trabalhos de alto nível tanto no mestrado quanto no doutorado”, ressaltou.
Em relação ao tema da tese ‘Liberdade e Reconhecimento na Democracia Contemporânea’, que aborda o pensamento de Hannah Arendt e Charles Taylor, João Pedro diz: “Busquei refletir sobre um conjunto de inquietações que pairam sobre as discussões mais atuais envolvendo os conceitos de liberdade e reconhecimento nas democracias. Foi um grande desafio articular esses dois temas principais, densos, complexos e polissêmicos. Para isso, apoiei-me no pensamento, principalmente, de dois grandes nomes da filosofia política: Hannah Arendt e Charles Taylor”, destacou.
Anpof
O Prêmio Anpof 2024 será concedido à melhor dissertação de mestrado e à melhor tese de doutorado dentre as selecionadas pelos programas de pós-graduação associados à Anpof e pela comissão de avaliação do prêmio. O Prêmio Anpof consiste em um certificado de premiação a ser entregue ao orientador, eventual coorientador e ao programa em que foram defendidas a dissertação e a tese vencedoras; um certificado de premiação ao autor; e a publicação dos trabalhos em formato digital, a ser financiada pela Anpof, caso haja interesse da parte dos ganhadores.
Leia também:
A literatura e a filosofia sobreviverão em tempos pós pós-modernos?
Pedreiro goiano se emociona ao ser aprovado em primeiro lugar na UFG