COMPARTILHAR

A chuva de meteoros Perseidas, um dos fenômenos astronômicos mais esperados de julho, deve ter o pico de atividade entre a noite desta terça-feira, 12, e a madrugada desta quarta-feira, 13, com o melhor horário de visibilidade na madrugada às 3h. O evento será mais visível na Região Norte do País, podendo ser vista ao olho nu, contudo, o fenômeno ainda pode ser observado na Região Centro-Oeste, mas com uma visibilidade reduzida devido o brilho da Lua Cheia. 

O evento ocorre uma vez ao ano quando a Terra transita pela nuvem de detritos deixada pelo cometa Swift-Tuttle quando passou ao lado da Terra pela última vez em 1992, com a sua próxima reaproximação marcada em 2126. As partículas deixadas pelo corpo celeste incendeiam na atmosfera e causam o afeito da chuva de meteoros, ou “estrelas cadentes”, como é popularmente conhecido. 

Segundo o Observatório Nacional (ON), a chuva pode ser observada em diversas datas durante o fim de julho e começo de agosto, contudo, o auge acontece entre os dias 12 e 13.

Leia também: Explosão em fábrica de explosivos deixa 15 feridos e sete desaparecidos; veja vídeo

Vacina contra câncer de pâncreas e intestino mostra resultados promissores