O Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Setor Amendoeiras, na Região Leste de Goiânia, encerra os atendimentos de emergência nesta segunda-feira, 6, para a reestruturação da UPA Chácara do Governador e o remanejamento da unidade. Por causa disso, moradores da região organizaram um ato contra o fechamento do local na manhã deste mesmo dia.

O movimento foi liderado por representantes comunitários que afirmam que o fechamento emergencial pode afetar a demanda de saúde da população. “Vai afetar muita gente. Você está fechando um serviço que atende 57 bairros”, explica o líder comunitário David Moreira ao Jornal Opção.

Em imagens obtidas pela equipe de redação, é possível observar populares em frente à unidade com cartazes pedindo a manutenção do serviço.

O que diz a prefeitura

Segundo o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, os atendimentos de urgência da unidade serão remanejados para o Cais Chácara do Governador, que passa por processo de habilitação para ser reestruturado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade recebeu uma visita técnica do Ministério da Saúde na última sexta-feira, 3.

De acordo com o secretário, o remanejamento deve fortalecer os atendimentos de ambas as unidades. O número de consultas no Cais do Setor Amendoeiras será ampliado em 700 atendimentos com especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a nova UPA da Região Leste deve oferecer uma estrutura mais adequada para a estabilização de pacientes e o atendimento das demandas da população.

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que o perfil de atendimento do Cais Amendoeiras foi alterado, mas a unidade não foi fechada. O Cais passa a concentrar atendimentos ambulatoriais especializados, com capacidade para realização de mais 700 novas consultas mensalmente, nas especialidades de dermatologia, urologia e gastroenterologia.

A mudança no perfil da unidade atende a exigências do Ministério da Saúde para a habilitação do Cais Chácara do Governador como Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as UPA’s precisam oferecer exclusivamente assistência à saúde de urgência e emergência, sem a oferta de atendimento ambulatorial. Por isso, o ambulatório de especialidades médicas da unidade do Chácara do Governador foi transferido para o Cais Amendoeiras e o atendimento de urgência e emergência será ofertado nas UPAs Novo Mundo e Chácara do Governador.”

Leia também: Criminosos armados invadem fazenda do prefeito de Anápolis e agem com violência