COMPARTILHAR

A Globo confirmou nesta quarta-feira, 22, o retorno de Rainha da Sucata (1990) ao Vale a Pena Ver de Novo, substituindo A Viagem (1994). O anúncio foi feito por Ana Maria Braga durante o programa Mais Você, ao lado de Tati Machado, com estreia marcada para 3 de novembro. “Próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo vem aí, e é nossa missão divulgar em primeira mão. Sabe qual é? Rainha da Sucata! Estreia em 3 de novembro. Isso que é novelão!”, comemorou a apresentadora.

Exibida originalmente no horário nobre, a trama escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando (1955–2019) marcou época ao retratar o confronto entre a nova burguesia e a elite decadente de São Paulo. No centro da história está Maria do Carmo (Regina Duarte), filha de um vendedor de ferro-velho (Lima Duarte) que se transforma em uma empresária bem-sucedida, mas enfrenta o preconceito da alta sociedade. Determinada a conquistar reconhecimento e status, ela cruza novamente o caminho de Edu Figueroa (Tony Ramos), um antigo amor de juventude que agora vive a falência da família.

Para se aproximar da elite, Maria propõe um casamento de conveniência: ela oferece o dinheiro, e ele o prestígio do sobrenome. No entanto, a ascensão da “sucateira” desperta a ira de Laurinha Figueroa (Gloria Menezes), socialite falida e manipuladora que fará de tudo para destruir o casamento e arruinar a nova vida da protagonista.

Além de Regina Duarte, Gloria Menezes e Tony Ramos, o elenco traz nomes icônicos da teledramaturgia, como Aracy Balabanian (1940–2023), Nicette Bruno (1933–2020), Antonio Fagundes, Raul Cortez (1932–2006), Renata Sorrah, Claudia Raia, Marisa Orth, Andrea Beltrão, Patrícia Pillar e Daniel Filho. “É impossível esquecer. Vocês vão adorar essa novela. Vale muito, muito, muito a pena ver de novo!”, destacou Ana Maria Braga.

Com humor, drama e críticas sociais, Rainha da Sucata marcou os anos 1990 ao expor o contraste entre o luxo e o lixo — e agora promete conquistar uma nova geração de telespectadores.