A Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) prendeu nesta quinta-feira, 05, o influenciador  digital Maciel Carvalho, conhecido por assessorar negócios de Jair Renan Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é suspeito de participar de um esquema de liberação de porte, posse e compra de armas de fogo utilizando documentos falsos. Segundo as investigações, ele adquiriu um arsenal por meio do conluio.

As armas que Carvalho teria adquirido de forma ilegal também foram apreendidas durante a Operação Falso Coach, realizada em parceria com o Exército Brasileiro. Os policiais encontraram armamento e munições em um dos endereços ligados ao suspeito, no Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília, e na região de Águas Claras.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Wisllei Salomão, chefe da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (Corf), o suspeito também possui uma ficha criminal extensa e estava em liberdade provisória. O objetivo dele seria conseguir um certificado de registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), com CPFs falsos para encobrir o histórico criminal. 

Maciel também é dono de uma academia de tiro, local em que vendia cursos sobre o tema e armas. Ele anunciava o material em suas redes sociais que acumulavam mais de 420 mil seguidores.

De acordo com o portal Metrópoles, os agentes da PC também encontraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Renan Bolsonaro com o suspeito, além de um celular que pode pertencer ao filho do ex-presidente. Entretanto, o envolvimento dele foi descartado nas investigações da operação.