COMPARTILHAR

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão (Republicanos), fez pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite deste sábado, 31, em todo o Brasil. O vice de Jair Bolsonaro criticou o silêncio de lideranças políticas, que contribuíram para gerar caos no país.

“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social”, declarou.

O general classificou ainda as ações como irresponsáveis, por esperarem ações golpistas dos militares. “De forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns por inação e por outros por fomentar um pretenso golpe”, afirmou.

No posto desde sexta-feira, 30, depois que Bolsonaro deixou o país para os Estados Unidos, Mourão afirmou que a democracia brasileira foi “vilipendiada e sabotada por representantes dos três Poderes da República”.

Um dia antes da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mourão pediu tranquilidade e repetiu o tom oposicionista do pronunciamento de Bolsonaro nessa sexta-feira, ao afirmar que “representantes eleitos farão oposição ao projeto progressista” de Lula.