O empresário Júnior Friboi, um dos fundadores da JBS, rebateu, em entrevista ao Jornal Opção, as acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O chefe de Estado americano afirmou que grandes frigoríficos que atuam no país, incluindo a JBS, estariam formando um cartel para manipular os preços da carne. Friboi, no entanto, afirmou que as falas não correspondem à realidade do mercado e citou o conceito da oferta e demanda.

“Acredito que não é uma acusação correta de fazer, até porque a lei de oferta e demanda define o preço”, contou Friboi ao Jornal Opção. “O preço sobe pela oferta e pela procura, ou baixa também. “Hoje, dentro dos EUA, o que está acontecendo é que o (preço do) rebanho americano está baixando, está caindo. E o que está acontecendo lá é a subida dos preços, em função da maior procura do que a oferta. É apenas isso”, acrescentou.

Friboi também afirmou que não vê qualquer situação de cartel envolvendo os frigoríficos brasileiros. “Talvez seja uma visão equivocada do governo americano, de que os frigoríficos e a indústria da carne dos EUA estejam formando um cartel. Acredito que, depois que eles verificarem tudo isso, fizerem suas certificações, suas fiscalizações e entenderem o mercado, vão perceber que a lei da oferta e da procura é o caminho: baixar as tarifas e permitir a entrada de carne nos país para equilibrar os preços”, defendeu.

Na ocasião, segundo a imprensa local e estrangeira, Trump anunciou na sexta-feira, 7, que o Departamento de Justiça (DOJ) abriu uma investigação antitruste contra quatro gigantes do setor de carne bovina: JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef. Juntas, essas companhias estariam controlando cerca de 85% do mercado de processamento de carne nos Estados Unidos.

Segundo o presidente dos EUA, haveria “indícios claros de manipulação de mercado” e o ele afirmou que o governo pretende agir contra. O chefe de Estado afirmou que, enquanto o preço do gado tem caído “substancialmente”, o da carne embalada segue em alta. O Departamento de Justiça afirmou, em comunicado, que a investigação busca promover a concorrência justa e proteger a segurança alimentar dos americanos.

Leia também: Estados Unidos iniciam investigação contra JBS após acusação de Trump de formação de cartel