COMPARTILHAR

O município de Anhanguera, localizado no sul de Goiás, a 295 km de Goiânia, é o terceiro com menos habitantes em todo o Brasil. O número foi indicado pela prévia da População dos Municípios, com base nos dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados até 25 de dezembro.

Com 927 habitantes, Anhanguera fica atrás apenas de Borá, em São Paulo, com 877, e Serra da Saudade, em Minas Gerais, com apenas 836. Além desses, o município de Araguainha, no Mato Grosso, completa a lista dos que possuem menos de mil habitantes, com 998.

A prévia indica uma redução no número populacional registrado pelo IBGE em 2020. Na época, as estimativas apontavam 1.160 habitantes no município.

Anhanguera

Antes da fundação do município, a região onde hoje se encontra Anhanguera fazia parte da Sesmaria de Campo Limpo, atual cidade de Goiandira. A partir de 1930, a cidade começou a se formar, graças ao crescimento da influência da estrada de ferro na região nas décadas anteriores. Antes disso, ainda não havia sido formada uma cidade na região por resistêna de Onofre Ferreira, proprietário das terras.

Foi só em 11 de fevereiro de 1947 que Anhanguera foi oficialmente reconhecida como distrito de Cumari, pela lei municipal nº 15. Cinco anos depois, em 5 de novembro de 1953, a lei estadual nº 857, reconheceu Anhanguera como município autônomo em Goiás.