O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta-feira, 26, o nome de Jean Paul Prates (PT-RN) como novo presidente da companhia. Prates foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e eleito por unanimidade, antes da confirmação da decisão. Recentemente, ele já havia renunciado ao seu mandato de senador pelo Rio Grande do Norte.

Prates foi escolhido para comandar a empresa após seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicação de Jair Bolsonaro, ter renunciado. Agora, o novo escolhido deve aguardar a confirmação de sua indicação ao cargo pela Assembleia Geral Ordinária, já convocada para abril. Até lá, ele exerce o posto de forma interina.

Jean Paul Prates era suplente na chapa da petista Fátima Bezerra (RN) e assumiu o mandato de senador em 2019, depois que a titular se tornou governadora do Rio Grande do Norte.

Aliado do presidente, tem postura crítica emn relação à política de preços adotada pela Petrobras. O ex-senador já defendeu publicamente que os preços dos combustíveis sejam tratados como “questão de governo, e não apenas de uma empresa de mercado”.