A preocupação com a pandemia do coronavírus gerou alterações nos hábitos da população brasileira, que à época tomou medidas para reduzir o risco de exposição à Covid-19. Passada a crise sanitária, muitos desses costumes permaneceram.

De acordo com a quarta edição da pesquisa Kantar Thermometer, 75% dos brasileiros preferem realizar suas compras em mercados mais próximos de suas residências. Consumidores passaram a evitar ambientes com grandes aglomerações de pessoas, como os supermercados de maior porte.

As pessoas têm se preocupado mais com os preços dos produtos. De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados passaram a prestar mais atenção às etiquetas de preços.

A pesquisa indica tambem que 68% dos brasileiros preferem métodos eletrônicos de pagamento, como cartões e celular, em detrimento do uso de dinheiro em espécie. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o manuseio de notas e moedas pode contribuir para a propagação do coronavírus.

Ainda como efeito da pandemia, com o fechamento dos estabelecimentos comerciais, os serviços de entrega tornaram-se a principal solução em termos de alimentação, com 53% dos entrevistados utilizando essa opção entre duas e três vezes na última semana.

Leia também:

Saiba quem são os 10 maiores produtores de carne bovina do mundo

Para suprir todas as necessidades básicas, o salário do trabalhador deveria ser de R$ 6.528,93