Bolsonaro é transferido para hospital e fará cirurgia no Natal
24 dezembro 2025 às 10h03

COMPARTILHAR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quarta-feira, 24, da custódia da Polícia Federal (PF), em Brasília, para o hospital DF Star. Ele será internado ainda hoje para a realização dos exames pré-operatórios. O procedimento cirúrgico está agendado para quinta-feira, 25, data do Natal, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o laudo elaborado pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF, Bolsonaro foi diagnosticado com hérnia inguinal bilateral. A condição ocorre quando tecidos do abdômen se projetam por uma área enfraquecida da musculatura da virilha. Embora possa provocar dor e desconforto, os peritos indicaram que não há risco imediato à saúde.
A cirurgia, classificada como eletiva, tem como objetivo melhorar o desconforto e a qualidade de vida do paciente. O procedimento indicado é a herniorrafia inguinal, considerada de baixo risco e com recuperação geralmente rápida. A expectativa é que a intervenção dure cerca de três horas.
Por determinação de Moraes, a internação seguirá protocolos específicos de segurança. A PF será responsável pela escolta e pela vigilância contínua no hospital, com controle rigoroso de acesso ao quarto. Bolsonaro deverá permanecer em área isolada e pode ficar internado entre cinco e sete dias após a cirurgia.
Leia também: PGR apoia cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal e aguarda decisão do STF

