Zé Nelto quer evitar guerra em Catalão e apoia Adib em 2026 e reeleição de Velomar em 2028
08 novembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
A disputa fratricida entre o ex-prefeito Adib Elias, do MDB, e o deputado Jamil Calife, do pP, em 2026 (dura já em 2025), pode ser a preliminar de outra disputa fratricida, em 2028?
Experts na política de Catalão sugerem que Adib Elias tem dois planos. Primeiro, ser deputado estadual, para se fortalecer politicamente. Segundo, disputar a Prefeitura de Catalão, em 2028, exatamente contra o prefeito Velomar Rios (MDB)
Na contenda entre Adib Elias e seu ex-afilhado político Jamil Calife, um duelo renhido, Velomar Rios está se apresentando como agente da neutralidade, ou seja, como figura apaziguadora.

Neste momento, apesar de saber das dificuldades — Adib “Aspinal” Elias e Jamil “Jones” Calife estão no octógono, à espera do quinto round —, Velomar Rios tem dito que acredita num consenso entre os “lutadores”. É um dos poucos que acreditam nisto. A radicalização crescente — com golpes (palavras) abaixo da linha de cintura — pode impedir qualquer acordo. Os dois contam com “exércitos” agressivos.
Adib Elias pode sair do páreo? Jamil Calife pode sair do páreo? Nenhum dos dois planeja desistir. Então, Adib Elias não apoiará Jamil Calife para deputado estadual e tampouco Jamil Calife apoiará Adib Elias para deputado estadual.

O consenso seria a opção racional. Mas na política as emoções têm seu lugar e, na circunstância, estão exacerbadas. Como é o líder da política local, Adib Elias não quer ouvir a voz de Velomar Rio, que é a razão falando ao sugerir o consenso.
O deputado federal José Nelto (União Brasil), espécie de cidadão honorário de Catalão, tem dito aos aliados, de maneira racional, que apoiará Adib Elias para deputado estadual. Mas, em 2028, na eleição para prefeito, vai apoiar a reeleição de Velomar Rios. É uma tentativa de manter a unidade do grupo — que deu duas vitórias consecutivas para prefeito a Adib Elias e, em seguida, uma para Velomar Rios.

Como ficam os prefeitos da região? De acordo com duas fontes, os prefeitos estão aguardando o desenrolar dos fatos. Há os que planejam apoiar Adib Elias, como o prefeito de Ipameri, Janinho Pacheco, e há os que vão seguir com Jamil Calife, alegando que receberam várias emendas do parlamentar.
Há quem aposte que Adib Elias vai sair praticamente eleito de Catalão, com cerca de 20 mil votos (Catalão tem 60 mil eleitores), e com o apoio em outras cidades, nas quais poderá obter mais 10 mil votos.
Jamil Calil, de acordo com as fontes, poderá obter pouco mais de 10 mil votos em Catalão e ser reeleito com votos de outras cidades, como Ouvidor, Três Ranchos, Pires do Rio, Goiandira, Nova Aurora etc. Estaria operando inclusive fora da região Sudeste. (E.F.B.)

