COMPARTILHAR

Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O ex-deputado federal José Gomes da Rocha, do PTB, é um fenômeno político em Itumbiara. É o político mais popular e comentado da cidade — para o bem e para o mal. O prefeito Chico Balla, do PTB, pode disputar a reeleição e tem chance de vencer. Mas pode pegar um páreo duro pela frente — o deputado estadual Álvaro Guimarães. O único nome hors concours da cidade é Zé Gomes. Se ele disputar, tendem a sair do páreo tanto Álvaro Guimarães, do PR, quanto o ex-vereador Gugu Nader.

Na terça-feira, 19, o Jornal Opção conversou com Zé Gomes. No momento do diálogo, o deputado federal Jovair Arantes, do PTB, estava na redação. Com seu estilo brincalhão de sempre, após saber que Jovair Arantes havia dito que se trata de um grande político e candidato forte, Zé Gomes disse: “Se o ‘Jovadeus’ [novo nome de Jovair em Brasília — até Michel Temer e Eduardo Cunha o chamam assim] exigir que eu tome Furadan, com ou sem gelo, eu tomo na hora. É um companheiro leal, de estatura política inegável”.

Como estava “escorregando” sempre que perguntado se seria candidato a prefeito, o repórter insistiu: “É ou não é candidato a prefeito de Itumbiara?” Jovair Arantes interrompeu e disse: “O Zé, se quiser, pode ser candidato. Não há empecilho judicial algum”. Com seu jeito tancrediano, de sugerir uma coisa quando está dizendo outra, Zé Gomes demonstrou cautela: “Eu ainda não decidi sobre meu projeto político, que só pode ser firmado depois de longas conversas com os companheiros”.

De novo, o repórter insistiu: “O leitor, ao ler esta nota, vai querer saber: o sr. é ou não é candidato a prefeito?” Zé Gomes avançou um passo: “Posso ser candidato”. Em seguida, recuou um passo: “Hoje, não sou candidato”. Acrescentando: “O Gugu Nader é um bom rapaz. O Álvaro [Guimarães] trabalha para ser candidato. Gugu, se eu for candidato, não será candidato. É o que me disse”. Gugu, por sinal, é cotado para ser vice de Zé Gomes.

Adiante, na conversa mineira, Zé Gomes sublinhou: “Vou esperar um pouco mais”. A fala seguinte indica que será candidato: “Estou disposto a conversar com a sociedade de Itumbiara para tratar de uma possível candidatura”.

Um petebista disse ao Jornal Opção: “Em Itumbiara há dois tipos de eleitor: os que acham que Zé Gomes será candidato a prefeito e os que perguntam se o seu terno de posse será cinza ou preto”.