COMPARTILHAR

O deputado federal Zacharias Calil almoçou com o presidente da Assembleia Legislativa na semana passada, na sede do Legislativo, em Goiânia.

De acordo com um deputado estadual, Zacharias Calil, hoje no União Brasil, irá se filiar ao PRD — acompanhando Bruno Peixoto, que também sairá do UB — com o objetivo de disputar mandato de senador em 2026, daqui a um ano e um mês.

Antes, Zacharias Calil conversou com Jorcelino Braga, um dos chefões do PRD em Goiás e no país.

O marqueteiro Jorcelino Braga teria dado garantia de que, uma vez filiado, Zacharias Calil será candidato a senador pelo PRD. O deputado federal, que também teria sondado o PL, segundo o deputado, firmou compromisso de que irá para o PRD.

Há a possibilidade de, adiante, Zacharias Calil desistir da disputa para o Senado para ser candidato à reeleição? No fundo, é tudo o que o PRD quer. Mas Jorcelino Braga não tem o hábito de roer a corda quando faz acordos.

O PRD vai apresentar os seguintes nomes para deputado federal: Bruno Peixoto, Lucas Calil, Henrique Arantes, Magda Mofatto e, quem sabe, Zacharias Calil.

Com os cinco políticos, todos conhecidos e com prestígio, o PRD pode eleger até três deputados federais. Os favoritos são Bruno Peixoto, Lucas Calil e Magda Mofatto.

A ida de Bruno Peixoto para o PRD pode provocar uma baixa. Se levar deputados para a disputa de mandato de deputado estadual, como Gugu Nader (hoje no Avante e rejeitado pelo Agir), o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, tende a sair do partido.

Romário Policarpo e Bruno Peixoto são aliados e amigos. Mas, no caso, trata-se de uma questão de pragmatismo político-eleitoral. (E.F.B.)