COMPARTILHAR

Não há dúvida de que há uma queda de braço entre o senador Wilder Morais e o deputado federal Gustavo Gayer pelo controle político do Partido Liberal em Goiás.

Wilder Morais é um braço de Valdemar Costa Neto, o presidente do PL, em Goiás.

Já Gustavo Gayer é um braço de Jair Bolsonaro no Estado.

Jair Bolsonaro e Gustavo Gayer já decidiram: a prioridade do PL em Goiás é conquistar uma vaga de senador.

wilder-morais-foto-fernando-leite
Wilder Morais: alinhado mais com Valdemar Costa Neto do que com Jair Bolsonaro | Foto: Jornal Opção

Tanto que, há algum tempo, Jair Bolsonaro ligou para o vereador Major Vitor Hugo e disse para abrir espaço para Gustavo Gayer disputar mandato de senador.

No dia seguinte, Major Vitor Hugo disse à imprensa que seria candidato a deputado federal.

Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo, como são ligados a Jair Bolsonaro, entenderam que o projeto principal é eleger um senador em Goiás. E não partir para uma campanha a governador que não é um projeto do PL, e sim um projeto pessoal de Wilder Morais.

Jair Bolsonaro não admite a possibilidade de perder um senador só para Wilder Morais marcar posição e se cacifar para a disputa de 2030.

Major Vitor Hugo: o ex-deputado federal quer compor com Daniel Vilela | Foto: Reprodução

Hoje, Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo estão alinhados. Os dois operam, ainda que não de maneira enfática, em termos públicos, por uma aliança com o pré-candidato a governador pelo MDB, Daniel Vilela, e com a pré-candidata a senadora pelo União Brasil, Gracinha Caiado.

Comenta-se que, se Wilder Morais for barrado no PL, poderá ser candidato a governador pelo Novo. Mas aí perderá o bolsonarismo, que acompanhará Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo.

Gustavo Gayer poderá ir para o Novo? Muito difícil. Porque, dos membros do PL em Goiás, é, ao lado de Major Vitor Hugo, o mais bolsonarista. Por isso, Jair Bolsonaro tem tanta consideração pelo jovem político, que é leal em quaisquer circunstâncias, inclusive nas difíceis. (E.F.B.)