O secretário das Cidades e Meio Ambiente prefere pôr em prática o programa Goiás Solar e o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana

Vilmar Rocha, secretário das Cidades e Meio Ambiente: foco mais na gestão do que nas especulações políticas | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

O secretário das Cidades e Meio Ambiente impressiona pela agenda intensa e multifacetada. O governador Marconi Perillo, prefeitos, vereadores e funcionários da Secima têm elogiado o desempenho do experimentado gestor. Optando por evitar o debate sobre as eleições de 2018, porque avalia que é cedo para encetá-lo, o ex-deputado federal e presidente do PSD regional prefere cumprir uma série de compromissos administrativos, que incluem audiências em seu gabinete, eventos fora do Palácio Pedro Ludovico e viagens pelo interior do Estado num ritmo frenético e sem descanso. No lugar do mundo virtual da política, com o objetivo de discutir um futuro improvável, opta por partilhar com os goianos o mundo real, com o objetivo de resolver problemas reais.

Aliados experts do governo diz que, como titular de uma pasta que reúne meio ambiente, recursos hídricos, infraestrutura, cidades e assuntos metropolitanos, “Vilmar Rocha tem apresentado com frequência programas ousados, inovadores e relevantes para a população”. Entre eles estão o Goiás Solar, o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana, a revisão da Lei da Região Metropolitana de Goiânia, a Política Estadual de Saneamento Básico, o programa Goiás Sem Lixão, o avanço na distribuição do ICMS Ecológico, a modernização do setor de licenciamento com o WebLicenças, o Plano Estadual de Recursos Hídricos, a revisão do Plano de Manejo da APA do João Leite, o programa de implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Alto Paraíso.

Um assessor do secretário afirma: “São programas concretos. Em cada um deles já há ações que foram desenvolvidas, estão sendo e que serão realizadas. Não é só retórica e discurso. Basta acompanhar para comprovar”.

Com uma capacidade ímpar de articulação e gestão, Vilmar Rocha tem liderado superintendentes e gestores da Secima com eficácia e de forma exemplar, extraindo o máximo de cada um e dando conteúdo e concretude a todos os projetos e programas da secretaria. Em pouco mais de dois anos à frente da Secima, Vilmar Rocha revela seu lado gestor e se consolida não só como um político eficiente, mas também um administrador capaz e inovador.