Ao contrário do que afirma o vereador Jorge Kajuru, o secretário das Cidades esclarece que o que se planeja é a abertura de capital da empresa

Montagem

O vereador Jorge Kajuru (PRP) anuncia, nas redes sociais, que a Saneago, a companhia de abastecimento de água de Goiás, será privatizada. O Jornal Opção ouviu a respeito um integrante do governo, o secretário das Cidades e Meio Ambiente, Vilmar Rocha, à qual a Saneago está afeita, e o deputado estadual Luis Cesar Bueno. Ambos disseram que a empresa não será privatizada.

“Kajuru está confundindo abertura de capital com privatização. A Saneago planeja um IPO, quer dizer, quer abrir seu capital, mas mantendo o controle da gestão, permanecendo o Estado como majoritário. Ou seja, não será privatizada. A Sabesp já funciona assim; é o modelo adequado e moderno, pois melhora o padrão gerencial e se obtém mais recursos”, afirma Vilmar Rocha.

Luis Cesar Bueno afirma que não há como privatizar a Saneago, porque as concessões são dos municípios. “Se o governo tentar privatizá-la, os municípios poderão retomar as concessões.”

“Portanto”, frisa Luis Cesar Bueno (PT), “não tem como privatizar a Saneago. Hoje, a água está municipalizada em Senador Canedo, Caldas Novas, São Simão, Três Ranchos e Catalão. A Saneago vai permanecer pública. A informação de Kajuru não procede.”