COMPARTILHAR

Pré-candidato a governador de Goiás, o ex-governador Marconi Perillo, do PSDB, está com dificuldade de montar sua chapa majoritária.

Marconi Perillo tem sondado políticos para sua vice e para senador, mas, até o momento, ninguém quis aderir ao seu projeto. (Para o Senado, há dois nomes cotados mas não definidos: o deputado federal Zacharias Calil, que está de saída do União Brasil, e a vereadora Aava Santiago, do PDB.)

Sônia Chaves: aliada histórica de Marconi Perillo | Reprodução/Facebook

Mas dois nomes estão na mira do tucano-chefe: a ex-prefeita de Novo Gama Sônia Chaves e a vereadora Capitã Elisete, de Anápolis.

Sônia Chaves é uma tucana histórica. Mas sua liderança tem sido solapada, nos últimos anos, pela popularidade do prefeito Carlinhos do Mangão, do PL.

Tucanos têm dito que o vice ou a vice de Marconi Perillo sairá do Entorno de Brasília e ressaltam que Sônia Chaves, por ser conhecida na região, mesmo estando enfraquecida, permanece um nome representativo.

Jacqueline Zaiden: uma vice da região do agronegócio | Foto: Reprodução

Entretanto, na semana passada, ganhou força o nome da Capitã Elizete Jacinto da Silva Nascimento, do PRD. Um tucano disse a um repórter que “Capitã Elizete não é apenas ‘a’ mulher do Coronel Adailton. Ela entende mais de política do que o deputado estadual”.

Por que Capitã Elizete pode ser vice de Marconi Perillo? O tucano explica: “Primeiro, porque Anápolis tem o terceiro maior eleitorado de Goiás. Segundo, a cidade está próxima do Entorno de Brasília e, por isso, tem conexão com a política da região”.

Gláucia Fernandes Melo: uma vice do Norte de Goiás | Foto: Facebook

Inquirido pela rádio Painel DM se Capitã Elizete pode ser vice de Marconi Perillo, em 2026, daqui a um ano, Coronel Adailton sugeriu que, tendo trabalhado quatro anos com o tucano, mantém bom relacionamento com ele. Não contestou a pergunta do repórter.

Conta-se, na região Norte, que outra mulher, Gláucia Melo, também é cotada para a vice de Marconi Perillo. “Marconi está incutido que precisa de uma vice mulher. Como Aava Santiago não quer (fala em ser candidata a deputada federal), ele vai ter de arranjar outra postulante, seja do Entorno, de Anápolis ou de outra região”, relata um tucano de Goiânia.

A empresária Jaqueline Zaiden, de Rio Verde, também figura na lista de possíveis vices de Marconi Perillo. Tucanos dizem que sua força advém de pertencer à região do agronegócio. (E.F.B.)