COMPARTILHAR

Numa entrevista à Rádio Cultura FM, na quarta-feira, 26, o prefeito de Catalão, Velomar Rios, do MDB, disse que apoiará a reeleição do deputado estadual Jamil Calife, do pP.

Velomar Rios frisou que Adib Elias solicitou ao seu grupo que apoiasse Jamil Calife para o Parlamento. “Até pouco tempo, ele elogiava publicamente o trabalho de Jamil. Há vídeos que mostram isso.”

A crise de Catalão, com o rompimento entre Jamil Calife e Adib Elias, se deu, segundo o prefeito, porque o segundo rompeu o diálogo com o primeiro. Velomar disse o seguinte para o ex-prefeito: “‘Você criou a situação, então converse e resolva’. A falta de diálogo prejudica o grupo”.

Mesmo ante uma crise que parece sem solução — Adib Elias não quer retirar sua pré-candidatura —, Velomar Rios diz acreditar que ainda é possível uma composição. “Se as duas candidaturas forem mantidas, nosso grupo pode chegar ao fim. Isso seria muito ruim para Catalão. A união sempre nos fortaleceu, e eu vou lutar para que isso continue.”

O prefeito assumiu, pela primeira vez, que irá apoiar a reeleição de Jamil Calife. “Eu dei minha palavra ao Jamil, e não volto atrás. Minha história política nasceu com o Adib, mas compromisso assumido é compromisso cumprido.”

Crise tem a ver com 2026 e com 2028

Comenta-se na cidade que a decisão de Velomar Rios tem a ver com 2028.

De acordo com uma fonte de Catalão, o prefeito acredita que, se for eleito deputado, Adib Elias será candidato a prefeito em 2028.

Por isso, “o prefeito não quer fortalecer Adib em 2026. Ele prefere apoiar Jamil Calife, que não será candidato a prefeito em 2028”.

Então, a crise tem a ver com 2026 e com 2028. Não apenas com 2026.