O que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, realmente quer do senador Vanderlan Cardoso, presidente do PSD em Goiás? Que dispute mandato de deputado federal.

Claro, Kassab aprecia senador, mas gosta muito mais de deputados federais. Porque, conforme a bancada de deputados, mais o partido terá fundo partidário, fundo eleitoral e tempo de televisão.

Ismael Alexandrino 2 foto da Câmara dos Deputados 2
Ismael Alexandrino: o deputado estudar trocar o PSD pelo PL | Foto: Câmara dos Deputados

Kassab teme que, dadas brigas internas, o PSD não eleja nenhum deputado federal em Goiás. Ele gostaria que o partido bancasse para deputado federal Vilmar Rocha, Gustavo Mendanha, Francisco Júnior, Vanderlan Cardoso e Ismael Alexandrino (o deputado federal abriu conversações com o PL de Gustavo Gayer).

Por isso, o grupo que apresentar candidatos consistentes, com possibilidade de eleger ao menos dois deputados federais, pode acabar assumindo o comando do PSD no Estado.

IMG_6024
Gustavo Mendanha: cotado para disputar vaga no Senado | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Como até agora não apareceu o grupo, a tendência é que Vanderlan Cardoso continue na presidência. Mas a possibilidade de cair é real.

Nos últimos dias, Vanderlan Cardoso tem trabalhado, com o apoio do secretário-geral do partido, Joaquim Liminha — ex-vereador em Anápolis —, para viabilizar uma chapa. Chegou a conversar com o deputado federal e empresário Professor Alcides Ribeiro — que o PL não quer (consta que o PSDB quer) —, mas não se fechou nenhum acordo.

Vilmar Rocha: cortado para reassumir o comando do PSD em Goiás | Foto: Reprodução

Qual é o projeto real de Vanderlan Cardoso? De imediato, ser candidato a senador. Ele disse a um deputado estadual que, se a base governista não o quiser, vai procurar seu rumo — quer dizer, poderá se juntar ao pré-candidato do PL a governador, Wilder Morais, ou ao pré-candidato do PSDB, Marconi Perillo.

Francisco Júnior: ex-deputado federal pelo PSD | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Mas há um projeto de Vanderlan Cardoso que poucos comentam. O senador planeja disputar mandato de prefeito de Senador Canedo, em 2028, daqui a dois anos e dez meses. Consta que é seu projeto prioritário daqui pra frente. Ele poderá operar, inclusive, uma aliança com o grupo do deputado estadual Júlio Pina, que é forte no município.

A mulher de Júlio Pina, a médica Cristiane Pina, ficou em segundo lugar na disputa para a Prefeitura de Senador Canedo em 2024 e a mulher de Vanderlan Cardoso, Izaura Cardoso, ficou em terceiro lugar. (E.F.B.)