Uruaçu elege Valmir Pedro, político atuante e presente, e derrota aventureiro do dinheiro

02 outubro 2016 às 21h18

COMPARTILHAR
A vitória do tucano é também a vitória das ideias e dos projetos contra a força do dinheiro
O tucano Valmir Pedro, eleito prefeito de Uruaçu, tem duas características marcantes: lealdade e determinação. Num primeiro momento, dado o volume de dinheiro posto em circulação por Azarias Machadinho, do DEM, chegou-se a pensar numa virada.
Chegaram a dizer para Valmir Pedro: “Seja mais agressivo, não defenda tanto o governo de Marconi Perillo, faça mais promessas”. Com sua gentileza habitual, e uma calma infinda, dizia: “Não vamos mudar a campanha. Devemos nos pautar pela ética até o fim. Um político não troca seus princípios para ganhar uma eleição”. Agindo assim, ganhou novos apoios e ainda mais empenho da Igreja Católica, que condenou o gasto, tido como abusivo, da campanha de Machadinho, que, em alguns bairros, era conhecido como “Dinheirinho”.
Ao mesmo tempo, mostrando que é leal, Valmir Pedro continuou defendendo o governador Marconi Perillo. Aliados do governador, pelo contrário, chegaram a atacá-lo na cidade, ao apoiar Machadinho, homem do grupo do senador Ronaldo Caiado, do DEM.
Uruaçu disse “sim” a Valmir Pedro, um cidadão que mora em Uruaçu e trabalha, dia a dia, pelo desenvolvimento do município. Mas também disse “não” aos políticos aventureiros, que tentam usar a cidade para voos políticos mais altos. Machadinho “está” em Uruaçu, mas não “é” de Uruaçu. Tanto que, sendo derrotado, não será mais visto na cidade com frequência. É quase um turista.
Valmir Pedro derrotou também a prefeita Solange Bertulino, do PMDB, que ficou em terceiro lugar, à frente apenas de Lourenço Neto, conhecido na cidade como “político traço” e “político teleguiado” (seu pai, Lourenço Filho, é quem maneja os cordões).
Números da eleição (votos e %)
Valmir Pedro/PSDB – 8.632 ou 39,39%
Azarias Machadinho/DEM – 8.073 ou 36,84%
Solange Bertulino/PMDB – 3.962 ou 18,08%
Lourenço Neto/PTB – 1.245 ou 5,68%