União Brasil, MDB e PSD estabelecem diálogo para formar chapas de candidatos a deputado

27 março 2022 às 00h03

COMPARTILHAR
Zé Mário, Zé Nelto, Zacharias, Célio Silveira, Ismael Alexandrino articulam em torno dos três partidos

As coligações partidárias foram barradas pela legislação eleitoral, por isso, na disputa deste ano, em termos de partidos, é cada por si. Mas, na formatação de suas chapas, três partidos discutem, de maneira harmoniosa, a montagem de suas chapas para deputado federal.

Sempre que possível, os pré-candidatos serão distribuídos pelos presidentes do União Brasil, Ronaldo Caiado, do MDB, Daniel Vilela, e do PSD, Vilmar Rocha, em três chapas. A ideia é fortalecer os três partidos políticos.

Veja-se o caso do deputado federal José Mário Schreiner, atualmente filiado ao União Brasil. A tendência é que, dada a articulação entre os três partidos, migre para o MDB. O deputado federal Célio Silveira é cotado para se filiar tanto no MDB quanto no União Brasil. E no PSD. O secretário da Saúde, o médico Ismael Alexandrino, articula com o MDB e com o PSD. O médico e deputado federal Zacharias Calil é dado como postulante do União Brasil, mas, de repente, pode figurar no PSD. José Nelto articula com o PSD, com o MDB e com o União Brasil. Note-se que todos os citados articulam no interior dos três partidos.

Há quem aposte que, juntos, União Brasil, MDB e PSD poderão eleger de 10 a 12 deputados federais — constituindo uma base político-partidária poderosa.