COMPARTILHAR

Na quarta-feira, 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. E, como se sabe, as mulheres representam mais de 50% dos eleitores do Brasil. Estão cada vez mais fortes e preparadas para ocupar espaços públicos e privados — e, como dizia o célebre revolucionário argentino-cubanizado, “sem perder a ternura jamais”.

Adriana Accorsi: deputada federal pelo PT | Foto: Divulgação

O Brasil teve uma presidente, Dilma Rousseff, do PT, mas Goiânia nunca teve uma prefeita. O jejum político pode acabar em 2024? É provável.

Pesquisas indicam que, entre os cinco pré-candidatos a prefeito de Goiânia mais consistentes, há duas mulheres. Por sinal, as duas na liderança, ou pelo menos disputando as primeiras colocações. Está se falando de Silvye Alves, do União Brasil, e de Adriana Accorsi, do PT.

Iris Rezende e Ana Paula Rezende: o legado do irismo está em questão | Foto: Instagram

Na eleição de 2022, para deputado federal, Silvye Alves foi a mais votada em Goiânia — com 117297 (15,69%) votos — e no Estado. Adriana Accorsi, a quarta mais votada, obteve 44560 (6,06%) votos (a petista foi a sexta mais votada, em todo o Estado, entre 17 eleitos). As mulheres, portanto, fizeram a diferença na capital.

Tais votações, gigantes, sugerem que as mulheres vêm com força total para a disputa da prefeitura, daqui a um ano e seis meses.

Além de Silvye Alves e Adriana Accorsi, há outros nomes: Ana Paula Rezende, do MDB, e Flávia Morais, do PDT.

Flávia Morais, deputada federal pelo PDT | Foto: Divulgação

Ana Paula Rezende, filha de Iris Rezende, nunca disse que será candidata, mas é o nome que o emedebismo quer emplacar na capital. Se candidata com o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), terá, de cara, de ser considerada como favorita. E há, claro, o legado de Iris Rezende.

O domicílio eleitoral de Flávia Morais fica em Trindade, mas a deputada federal, a terceira mais votada em 2022 — com 142.155 votos —, tem incursionado em Goiânia. Portanto, se quiser, pode se cacifar para a disputa de 2024, com o objetivo de fortalecer seu grupo político na capital.

O fato é que as mulheres têm chance de ocupar a Prefeitura de Goiânia entre 2025 e 2028.