Tércio Menezes estaria atraindo Eneida Figueiredo para chapão contra Tiago Mendonça
12 abril 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
O MDB não planeja recuar e deve bancar André Luiz Dias Mattos para prefeito de Morrinhos

O DEM definiu que seu candidato a prefeito de Morrinhos será o produtor rural Tiago Mendonça. Trabalha-se, agora, o apoio de Vinicius Cândido para o democrata. Eles são primos. Derrotado em 2016, embora tenha feito uma campanha de qualidade, o líder do partido Democratas agora pilota uma frente política que inclui o DEM, o Podemos, o PRTB e o PSC. Além de ter o apoio do governador Ronaldo Caiado — que é bem avaliado em todas as cidades do interior de Goiás.
Tiago Mendonça torce pela divisão da base do prefeito Rogério Troncoso — que tende a lançar dois candidatos.

Na base de Troncoso há uma verdadeira guerra. O gestor municipal aprecia tanto o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos, do MDB, quanto o vice-prefeito, Tércio Menezes, do PSD. São considerados leais e competentes. Mas vai chegar o momento em que terá de apoiar um deles. A tese é a seguinte: o candidato será aquele que aglutinar mais. Porque acredita-se que uma frente ampla, com o apoio de Troncoso — tão forte que as pessoas dizem que não é um cabo, e sim um general eleitoral —, tem chance de eleger o prefeito.
Mas há uma verdadeira guerra — às vezes “fria”, às vezes “quente” — entre Tércio Menezes e André Luiz. Se o prefeito bancar Tércio Menezes — principalmente porque o médico estaria conseguindo atrair Eneida Figueiredo, mulher do ex-prefeito e empresário Joaquim Guilherme, para sua vice —, ainda assim, é possível quer André Luiz seja candidato, o que dividirá e, por isso, prejudicará a base do prefeito.

O presidente do MDB, Daniel Vilela, já avisou que André Luiz será candidato a prefeito. Só não será se não quiser. Há quem aposte que, no final, depois de muitas marchas e contramarchas, André Luiz aceitará a vice de Tércio Menezes (há, claro, Eneida Figueiredo, que também pode ser vice). Mas não é o que o jovem secretário de Saúde, muito bem avaliado pela população, está dizendo. Inclusive seu nome é o mais discutido na cidade, mesmo no período da quarentena, porque é considerando mais proativo do que o vice-prefeito.
O empresário Ivon Eber, da Democracia Cristã (DC), também é pré-candidato. Ele quer romper a polarização entre os grupos tradicionais da cidade.
