No início de 2026, assim que for aberta a janela partidária, a deputada federal Silvye Alves vai deixar o União Brasil.

Há uma articulação nacional, a partir do deputado federal Marcus Pereira, chefão do Republicanos, para conquistar o passe de Silvye Alves.

Um membro do Republicanos conta que ouviu em Brasília que Silvye Alves vai assumir a presidência do Republicanos em março de 2026, com o direito de indicar o tesoureiro (o controlador do fundo partidário e do fundo eleitoral). O atual presidente, Roberto Naves, ficará na vice-presidência.

Marcos Pereira: o presidente do Republicanos quer deputados em Brasília | Foto: Câmara dos Deputados

De acordo com o integrante do Republicanos, há uma aposta, em Brasília, que, com o passe de Silvye Alves, o partido poderá eleger de dois a três deputados. As principais apostas são Silvye Alves e Ricardo Quirino. No caso de um terceiro nome, fala-se em Hildo do Candango, ex-prefeito de Águas Lindas.

“É provável que o passe de Silvye Alves seja disputado pelo Republicanos e outros partidos. Mas o Republicanos larga na frente. Porque é ligado à Igreja Universal e também à TV Record, ambos do bispo Edir Macedo. Marcus Pereira é muito ligado a Edir Macedo. Então, há a possibilidade de Silvye Alves voltar à rede Record em Goiás ainda em 2025. Já está definido? Parece que não. Mas é uma possibilidade. Silvye Alves, se o relacionamento for confirmado, estará voltando à sua casa, onde fez o seu nome”, afirma o membro do partido. (E.F.B.)