Sem chapa no PL, o deputado Daniel Agrobom poderá ir para o MDB ou para o UB

19 julho 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O Partido Liberal elegeu quatro deputados federais em 2022: Gustavo Gayer (200.586 votos), Professor Alcides Ribeiro (90.162 votos), Magda Mofatto (81.996 votos) e Daniel Agrobom (70.529).
Exceto Gustavo Gayer — que contribuiu para a vitória do quarto nome, o empresário Daniel Agrobom —, os candidatos a deputado federal do PL não obtiveram votações expressivas.

Em dois anos e seis meses, o PL perdeu dois deputados federais em Goiás. Magda Mofatto trocou o partido pelo PRD. Professor Alcides foi compelido a sair, possivelmente por pressão de Michelle Bolsonaro, a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No momento, o PL tem dois deputados federais, Gustavo Gayer e Daniel Agrobom. Este planeja sair do partido.
A rigor, Daniel Agrobom tem dito a aliados que não gostaria de sair do PL. Porém, como o partido até agora não demonstra que terá uma chapa competitiva para deputado federal, o parlamentar começou a procurar pousos mais seguros.

Por sinal, o PL não tem nem mesmo chapa. Porque, se Gustavo Gayer, a estrela do partido, for candidato a senador, a chapa será ainda mais fraca. Fred Rodrigues tende a ser eleito, por ser bancado por Gustavo Gayer, mas possivelmente nõ terá a força do deputado para puxar outros parlamentares.
Fala-se que Magda Mofatto pode voltar ao PL, e teria conversado com Valdemar Costa Neto. Mas, se tem votos — quase 82 mil em 2022 —, não puxa votos para outros candidatos. Pelo contrário, para atingir o quociente eleitoral, precisa dos votos de seus parceiros de chapa.
Na dúvida, Daniel Agrobom articula sua filiação ao União Brasil ou ao MDB (já teria inclusive conversado a respeito com Daniel Vilela, que o acolherá de bom grado). (E.F.B.)