Se quiser competir, o MDB banca Iris; se quiser ganhar, banca Rones em Santa Helena de Goiás

16 junho 2024 às 00h00

COMPARTILHAR
Há um fenômeno político na cidade de Santa Helena de Goiás, no Sudoeste do Estado: o vereador Rones Ferreira, do MDB, que alguns chamam de Tio Rones. Já foi eleito quatro vezes para o Legislativo. É um campeão de voto.
Por que tanta popularidade? Todos repetem a mesma coisa: Rones Ferreira, de 63 anos, gosta de gente e, por isso, as pessoas gostam dele. É o que o Jornal Opção tem ouvido de políticos do município.
Mas o MDB tem, além de Rones Ferreira, outro pré-candidato — o dentista Iris Martins Parreira, de 44 anos.
Em 2020, numa disputa difícil contra o prefeito João Alberto Rodrigues, que estava bem avaliado, Iris Parreira foi para o sacrifício e perdeu: 56,36% a 43,64%.
Como o pré-candidato apoiado por João Alberto, seu vice, Agenor Procópio (Agenor Bezerra de Queiroz), é considerado relativamente fraco (a máquina sempre tem peso nas disputas), Iris Parreira, de acordo com um emedebista, avalia que o MDB tem de bancá-lo.
De fato, Iris Parreira tem chance de derrotar Agenor Procópio, de 70 anos — que o próprio grupo do prefeito considera eleitoralmenge fraco. Há poucos dias, segundo um vereador, um aliado do ex-governador Alcides Rodrigues teria dito: “Não tem problema o Agenor perder. O João Alberto volta em 2028”. Parece que o jogo do joaoalbertismo passa por aí.
Mas há setores que avaliam que Iris Parreira, se for candidato, entrará para “competir”. Mas, se o candidato for Rones Ferreira, o MDB entrará para “ganhar”. Porque o vereador é popularíssimo. “Ele é o Iris… Rezende… de Santa Helena. As pessoas até brincam e dizem: ‘Moro na Santa Helena do Rones’”, afirma um emedebista.
Porém, dos dois candidatos, Iris Parreira e Rones Ferreira (seus sobrenomes têm oito letras, curiosamente, e terminam em “reira”), qual é o mais gestor? A rigor, nenhum dos dois é gestor. Porque a gestão pública é diferente, até muito diferente, da gestão privada. Mas Rones Ferreira, pelo tempo como vereador, é o mais experiente.
O que vai acontecer? Não se sabe exatamente. A tendência é Iris Parreira ser vice de Rones Ferreira. Ou este ser vice daquele. (E.F.B.)