COMPARTILHAR

O senador Wilder Morais (PL), que triangulava entre Goiânia, Brasília e Angra dos Reis — onde tem uma mansão hollywoodiana —, começa a circular por cidades do interior de Goiás sugerindo que pode ser candidato a governador de Goiás pelo PL.

Um dos problemas do senador é que as bases do PL no interior já estão, em larga medida, fechadas com Daniel Vilela — o pré-candidato a governador pelo MDB.

Mas, como aliados de Wilder Morais costumam dizer: o que ele tem a perder se for candidato a governador e terminar derrotado? Pois é: continua senador por mais quatro anos — até 2030. O problema é que, se ficar isolado e se perder, poderá caminhar ainda mais solitário para a disputa de 2030.

Há, porém, uma questão mais grave e que deve ser tratada de maneira especulativa. Porque nada está definido.

Gustavo Gayer, deputado federal pelo PL de Goiás | Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Gustavo Gayer, do PL, mantém relacionamento cordial com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e com o vice-governador Daniel Vilela (MDB) — este, pré-candidato a governador. (Ressalta: o parlamentar nunca criticou Wilder Morais e não disse que não o apoiará.)

O bolsonarismo — leia-se Jair Bolsonaro —, por causa de contenciosos com o Supremo Tribunal Federal, prefere bancar mais candidatos a senador do que a governador. Claro, onde o candidato a governador for favorito, como em Santa Catarina, o PL vai bancá-lo. Porém, onde não for, a opção será por apoiar um candidato a senador em alguma coligação. (Jair Bolsonaro apostou em duas cidades, por ter ouvido fontes do PL de Goiás, e perdeu as prefeituras das duas. Está se falando de Goiânia e Aparecida de Goiás.)

Em Goiás, frise-se, não há acordos fechados, mas há conversações. O PL poderá bancar Gustavo Gayer para senador na chapa governista, isto é, ao lado de Daniel Vilela e Gracinha Caiado, candidata a senadora pelo União Brasil.

Como se disse, “poderá”. Não está fechado, não está acertado.

Se Gustavo Gayer fechar a aliança com Daniel Vilela, como ficará Wilder Morais? Não se sabe.

Mas, se insistir em ser candidato a governador, há a possibilidade de Wilder Morais sair do PL? Não se sabe. E o senador nunca falou a respeito.

Entretanto, no caso de divisão entre Gustavo Gayer e Wilder Morais, a tendência é que o bolsonarismo — e Jair Bolsonaro — fique ao lado do deputado federal.

Qual partido poderia acolher uma candidatura de Wilder Morais, se ele sair do PL? Há poucas saídas, como o PSDB (o senador não quer, porém, parceria com Marconi Perillo), Avante e PRD.

O fato é que, por enquanto, Wilder Morais se apresenta como pré-candidato a governador de Goiás pelo PL. Ele disse a um deputado estadual que conta com o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. (E.F.B.)