Dada a federação, que terá direito a lançar 18 candidatos a deputado federal, o União Brasil vai bancar 10 postulantes e o pP oito.

Adriano do Baldy: deputado federal pelo pP | Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Até agora, o pP apresentou apenas um nome — o deputado federal Adriano do Baldy, que todos apostam que será reeleito, devido ao seu trabalho com os prefeitos no interior de Goiás.

José Nelto, deputado federal pelo União Brasil | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O União Brasil já definiu quatro nomes: Fátima Gavioli, José Nelto, Pedro Sales e Delegado Waldir. Há uma aposta interna de que os quatro serão eleitos.

Delegado Waldir: presidente do Detran e ex-deputado federal | Foto: Bárbara Noleto/Jornal Opção

Mas pode pintar três surpresas. Cotados para deixar o União Brasil em março, há a possibilidade de os deputados federais Silvye Alves e Zacharias Calil (tem afirmado que será candidato a senador) não saírem e disputarem a reeleição.

Silvye Alves: deputada federal pelo União Brasil | Foto: Jornal Opção

A outra surpresa é a deputada federal Magda Mofatto, que está sendo empurrada por Bruno Peixoto e Jorcelino Braga para fora do PRD e, por isso, pode acabar se filiando ao PL ou ao União Brasil. Ou ao Podemos.

Zacharias Calil: deputado federal pelo União Brasil | Foto: Jornal Opção

Uma fonte afirma que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é presidente do União Brasil no Estado, mas não representa apenas o partido, e sim toda a base governista. Por isso, terá o papel de formatar chapas para deputado federal em pelo menos dois partidos — como Republicanos e Podemos (o MDB, a rigor, figura na lista, mas a formatação da chapa é feita pelo vice-governador Daniel Vilela). (E.F.B.)