Saiba quem é o prefeito goiano que deve deixar o PL. Ele tem Ribeiro no sobrenome
13 setembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O prefeito de Morrinhos, Maycllyn Max Carreiro Ribeiro, de 34 anos, foi eleito com menos de 30% dos votos válidos. É filiado ao PL.
Por falta de experiência e apoio político efetivo, Maycllyn Carreiro faz uma gestão considerada mediana pela população de Morrinhos. Um vereador disse o seguinte, na semana passada: “Se a eleição fosse realizada hoje, com Maycllyn há quase nove meses no poder, é muito provável que ele ficaria em terceiro lugar, atrás de Rogério Troncoso, do MDB, e de Joaquim Guilherme, do MDB”.
O vereador acrescenta: “A cidade já está clamando por um gestor, como Rogério Troncoso e Joaquim Guilherme. O número de eleitores arrependidos está crescendo”.
Mas aliados, como um deputado estadual, mesmo admitindo a falta de experiência administrativa do prefeito, contrapõe: “Maycllyn não é incompetente e está tentando ajustar a máquina. Joaquim Guilherme, mesmo sendo considerado um prefeito eficiente, deixou vários problemas para o jovem prefeito resolver. É o que ele está fazendo”.
Um líder local afirma que, no campo da saúde, Maycllyn Carreiro “vai mal”. “Ele não entende do ramo”, frisa um médico. “Parece bem-intencionado, mas é muito lento nas decisões”, acrescenta um líder local. “Nas gestões de Rogério Troncoso e de Joaquim Guilherme, que são opositores, o setor de saúde funcionava muito bem. O receio da população é que piore ainda mais”, sublinha o médico. “A gestão de Maycllyn pode acabar nem ‘respirando’, por falta de aparelhos.”
Um dos problemas de Maycllyn Carreiro é a falta de aliados que realmente possam ajudá-lo. “O pessoal do PL fala muito, mas não ajuda em nada a melhorar a gestão do prefeito. Pelo contrário, só lhe causa problemas.”
O que Maycllyn Carreiro fará? Vai ficar com o PL, que não ajuda a população de Morrinhos, ou vai se aliar ao governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e ao vice-governador Daniel Vilela, do MDB?
Não se sabe o que Maycllyn Carreiro irá fazer. De acordo com um vereador, que não o rejeita, “Maycllyn precisa ficar ao lado da população de Morrinhos e não dos ‘turistas’ políticos que só aparecem na cidade de dois em dois ou de quatro em quatro anos”.
Na Assembleia, entre os deputados, o que mais se comenta é que Maycllyn Carreiro vai trocar o PL pelo União Brasil ou pelo MDB. Em nome da governabilidade. Um líder local, próximo de Maycllyn Carreiro, assinala: “Como se sabe, Maycllyn tem bom relacionamento com Ronaldo Caiado e está, no momento, buscando interlocução com Daniel Vilela”.
Resultado eleitoral em 2024
Na disputa eleitoral para prefeito, em 2024, Maycllyn Carreiro obteve 33,90% dos votos válidos. Ou seja, 9.481 votos.
O segundo colocado, Rogério Troncoso, obteve 33,73% dos votos. Quer dizer, 9.432 votos. A diferença entre Maycllyn e o candidato do MDB foi de apenas 49 votos.
Somadas as votações, Rogério Troncoso e Joaquim Guilherme obtiveram 65,67% dos votos válidos. Isto é: 31,77% de votos a mais do que Maycllyn Carreiro. (E.F.B.)
