COMPARTILHAR

Há marqueteiros famosos que falham mais do que acertam. Porém, como são célebres, acabam por culpar unicamente os candidatos derrotados. Há vários casos, inclusive em Goiânia.

Como se sabe, há marqueteiros que conseguem piorar os candidatos que, em tese, deveriam levar à vitória.

As campanhas do interior têm alguns marqueteiros eficientes, mas poucos conhecidos. Um deles é o publicitário Renan Santana de Freitas, de 30 anos, cuja base fica em Buriti Alegre. Ele é graduando em Ciências Políticas pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Com seu trabalho eficiente, com o apoio de pesquisas qualitativas e quantitativas, Renan Santana contribuiu para a vitória de candidatos em três cidades de Goiás — Piracanjuba (a capital das orquídeas), Cromínia e Mairipotaba. Vale acrescentar que deu seus pitacos em outras campanhas de amigos. Ele é tão bem-informado sobre a política de sua região e de outras regiões que o Jornal Opção o consultou durante toda a campanha de 2024. É uma fonte segura.

Bem-informado, ele foi o primeiro a dizer à reportagem que Garibaldo Neto, do PL, tinha  chance de vencer em Buriti Alegre, sem deixar de ressaltar a força política de Clayton Carvalho, do pP.

Piracanjuba teve uma das disputas mais acirradas de Goiás. Renan Santana operou como marqueteiro da campanha de Professora Lenízia Canedo, do pP, que foi eleita com 23,11% dos votos válidos. Quando o Jornal Opção lhe perguntava sobre a disputa da cidade, antes do dia 6, ele dizia: “Lenízia Canedo vai ganhar, mas não será uma vitória fácil. Há outros candidatos no jogo, como Ellen de Lima” (do PSB, que obteve 22,16% dos votos válidos). A diferença entre as duas foi de 133 votos.

Em Cromínia, Renan Santana contribuiu para a vitória de Fernando Cardoso (União Brasil), que foi eleito com 53,65% dos votos.

Em Mairipotaba, Renan Santana operou a campanha vitoriosa de Lindomar Bessa (União Brasil), eleito com 63,43% dos votos. (E.F.B.)