Saiba quais são os 6 políticos que realmente devem disputar mandato de senador em Goiás

30 agosto 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Na semana passada, dois políticos do pP disseram ao Jornal Opção que o presidente do partido em Goiás, Alexandre Baldy, não deverá ser candidato a senador. “Baldy está operando, no momento, para montar chapas de deputado estadual e federal. Ele está articulando fortemente no Entorno de Brasília. Mas não será candidato a senador. Ele planeja mesmo é ser suplente de Gracinha Caiado, que será candidata ao Senado pelo União Brasil”, afirma um integrante do pP.
“Antes ser suplente de uma política vitoriosa do que ser candidato a senador e ficar em quarto lugar, como em 2022, quando Baldy obteve apenas 12,84% dos votos válidos”, ressalta o pepista. “Ser suplente vitorioso é mérito, não é demérito.”
O senador Vanderlan Cardoso, do PSD, afirma que será candidato à reeleição. Mas tende a disputar mandato de deputado federal. Porque, se o PSD usar o critério de pesquisa, ele poderá ser “atropelado” por Gustavo Mendanha.
Quais são, portanto, os reais candidatos a senador? De acordo com um grupo de políticos, devem disputar (a lista está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo) os seguintes política:
1
Aava Santiago

Filiada ao PSDB, a vereadora de Goiânia tem dito que vai disputar mandato de deputada. Mas pode ser convencida pelo PT a disputar mandato de senadora, sobretudo se o partido conseguir fechar um acordo com Marconi Perillo, que iria a governador, com um vice do PT.
2
Demóstenes Torres

O ex-senador tende a se filiar ao PL. Sua candidatura depende de o PL não fechar uma aliança com o MDB de Daniel Vilela. Porque, se fechar, o candidato a senador pelo PL será Gustavo Gayer.
3
Gracinha Caiado
Filiada ao União Brasil, tende a ser a mais votada. Ela opera a alta qualidade dos programas sociais do governo de Goiás, desde 2019.
4
Gustavo Gayer

Se não for cassado pelo Supremo Tribunal Federal, o deputado federal é a grande aposta do PL.
5
Gustavo Mendanha

Filado ao PSD, é cotado tanto para o Senado quanto para a vice de Daniel Vilela. Ele e Gayer tendem a disputar a segunda vaga. Se o parlamentar do PL sair do jogo, o político de Aparecida fica muito forte para a segunda vaga.
6
Zacharias Calil

Deve ser a aposta do PRD. Dele se tem dito o seguinte: “É melhor perder para senador do que para deputado federal”. (E.F.B.)