COMPARTILHAR

A eleição para deputado estadual será disputada em 4 de outubro de 2026, daqui a um ano. Porém, para políticos, o tempo não para e, claro, só avança. Por isso, deputados estaduais e pré-candidatos à Assembleia Legislativa de Goiás já estão em campo, se movimentando, articulando — tendo em vista a eleição para a presidência do poder.

Um deputado, experimentado, afirma que “é preciso articular desde já e sempre. Aquele quer articular em cima da hora será atropelado pelos mais atentos”.

A lista inclui 12 nomes — dispostos a seguir em ordem alfabética e não de favoritismo. Há, claro, os superfavoritos, como Issy Quinan, do MDB, Lincoln Tejota, do União Brasil, e Virmondes Cruvinel, do União Brasil.

Para elaborar a lista, o Jornal Opção ouviu deputados e líderes políticos. Um deputado disse ao repórter: “Para ter chance de ser presidente é preciso, em primeiro lugar, circular bem na Assembleia e ser crível aos pares. Segundo, os mais fortes postulantes serão aqueles que obtiverem o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil). O jogo da disputa passa pelos três, mas é preciso acrescentar que o candidato, mesmo com apoio, interno e externo, precisa ter empatia com os deputados”.

“Se Daniel Vilela for eleito governador, as chances de Issy Quinan crescem muito. Mas e se Issy não emplacar? Amilton Filho, que tem o apoio do prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, e mantém bom relacionamento com Daniel, poderá ser a alternativa”, sublinha um deputado experimentado.

1

Amilton Filho/MDB

Deputado Amilton Filho | Foto: divulgação
Amilton Filho: deputado estadual pelo MDB | Foto: Divulgação

Tem o apelo de ser do MDB, o partido do vice-governador Daniel Vilela, e de ter o apoio do prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL).

2

Charles Bento/MDB

Charles Bento: deputado estadual | Foto: Y. Maeda

O deputado estadual é articulado. É ligado a Bruno Peixoto.

3

Coronel Adailton/SD

Coronel Adailton: deputado estadual | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

É tido como “encrenqueiro” por alguns deputados, mas articula com eficiência nos bastidores. Teria a simpatia do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

4

Gustavo Sebba/PSDB

Gustavo Sebba: deputado estadual pelo PSDB | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Quer ser presidente da Alego. Porém, por pertencer ao PSDB, suas chances são mínimas. Pode-se aliar ao Coronel Adailton.

5

Henrique César/Podemos

Henrique César: terrivelmente evangélico | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O deputado estadual seria um presidente terrivelmente evangélico. Genro do bispo Oídes José do Carmo, tem força política.

6

Issy Quinan/MDB

É visto como “o” candidato de Daniel Vilela. Precisa articular melhor com os deputados. É considerado rígido. Mas, como assim como Virmondes Cruvinel, tem perfil de estadista e, como tal, é um político ponderado e equilibrado. Superfavorito.

7

Lincoln Tejota/União Brasil

Lincoln Tejota, deputado estadual pelo União Brasil | Foto: Reprodução

Deputado estadual, Lincoln Tejota é filiado ao União Brasil e tem prestígio com o governador Ronaldo Caiado e com Daniel Vilela. Experimentado, é superfavorito.

8

Lissauer Vieira/PL

Lissauer Vieira: ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Jornal Opção

Ex-presidente da Alego, o político de Rio Verde quer voltar ao trono. Mas, antes, precisa ser eleito.

9

Lucas do Vale/MDB

Lucas do Vale, deputado estadual pelo MDB | Foto: Assembleia Legislativa

Segundo mais votado na eleição de 2022, o político do Sudoeste é considerado tímido. Articula pouco, segundo os deputados.

10

Romário Policarpo/PRD

Romário Policarpo: presidente da Câmara Municipal de Goiânia | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia é um avião. Chegantes não costumam ser presidentes da Assembleia. Mas Policarpo é um articulador de primeira linha. Se for o nome de Bruno Peixoto, ganha mais peso.

11

Virmondes Cruvinel/União Brasil

IMG_2766
Virmondes Cruvinel: deputado estadual pelo União Brasil | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

É tido como um dos nomes preferidos de Bruno Peixoto. Tem perfil de estadista e, por isso, possivelmente seria um presidente equilibrado. Daniel Vilela tem apreço pelo jovem político. Superfavorito.

12

Wilder Cambão/PSD

Wilde Cambão: deputado estadual pelo PSD | Foto: Jornal Opção

Há muito que o Entorno de Brasília quer emplacar um presidente da Alego. O deputado estadual é articulado e agregador. Pode ir para o União Brasil. (E.F.B.)