Saiba por que Catalão pode começar 2027 sem nenhum deputado estadual
17 janeiro 2026 às 21h00

COMPARTILHAR
Cidade mais próspera do Sudeste — representando o quinto maior PIB de Goiás —, Catalão terá quatro candidatos a deputado estadual este ano: Adib Elias (MDB), Gustavo Sebba (PSDB), Jamil Calil (pP) e Renato Ribeiro (PL).

O eleitorado do município é grande, mas não há votos suficientes para eleger quatro deputados federais. Por isso, aquele que realmente quiser ser eleito vai precisar fazer um trabalho intenso nos demais municípios do Sudeste e até de outras regiões.
Porque, se depender tão-somente de Catalão, os quatro podem ser derrotados, mesmo obtendo boa votação. Catalão pode começar 2027 sem deputado na Assembleia Legislativa.

Sabendo da inflação de candidatos, Adib Elias, Gustavo Sebba, Jamil Calil e Renato Ribeiro se preparam para articular estruturas em outros municípios. Gustavo Sebba e Jamil Calil, até por serem deputados, mantêm estruturas em algumas cidades. Adib Elias e Renato Ribeiro terão de montá-las.
Um vereador disse uma frase que parece enigmática: “Talvez a derrota de Adib Elias possa ser melhor para o prefeito Velomar Rios (MDB) do que a vitória de Jamil Calife”. O político catalano não quis explicar sua frase.

É provável que sua interpretação verdadeira seja esta: se eleito deputado, Adib Elias terá um forte candidato a prefeito de Catalão em 2028. Porém, se perder, não será um páreo substantivo para Velomar Rios, do MDB.
Chegou-se a especular que Renato Ribeiro seria candidato a deputado federal. Mas o produtor rural disse ao Jornal Opção que será candidato a deputado estadual. Pelo PL. Comenta-se, na cidade, que, se realmente for candidato, pode “retirar” votos de Gustavo Sebba. Na eleição de 2024, para prefeito, não foi eleito, mas obteve boa votação. Os eleitores eram um recado. (E.F.B.)

