Cidade mais próspera do Sudeste — representando o quinto maior PIB de Goiás —, Catalão terá quatro candidatos a deputado estadual este ano: Adib Elias (MDB), Gustavo Sebba (PSDB), Jamil Calil (pP) e Renato Ribeiro (PL).

Adib Elias, secretário de Infraestrutura: pré-candidato a deputado | Foto: Divulgação

O eleitorado do município é grande, mas não há votos suficientes para eleger quatro deputados federais. Por isso, aquele que realmente quiser ser eleito vai precisar fazer um trabalho intenso nos demais municípios do Sudeste e até de outras regiões.

Porque, se depender tão-somente de Catalão, os quatro podem ser derrotados, mesmo obtendo boa votação. Catalão pode começar 2027 sem deputado na Assembleia Legislativa.

Gustavo Sebba: deputado estadual pelo PSDB | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Sabendo da inflação de candidatos, Adib Elias, Gustavo Sebba, Jamil Calil e Renato Ribeiro se preparam para articular estruturas em outros municípios. Gustavo Sebba e Jamil Calil, até por serem deputados, mantêm estruturas em algumas cidades. Adib Elias e Renato Ribeiro terão de montá-las.

Um vereador disse uma frase que parece enigmática: “Talvez a derrota de Adib Elias possa ser melhor para o prefeito Velomar Rios (MDB) do que a vitória de Jamil Calife”. O político catalano não quis explicar sua frase.

Renato Ribeiro: pré-candidato a deputado estadual pelo PL | Foto: Divulgação

É provável que sua interpretação verdadeira seja esta: se eleito deputado, Adib Elias terá um forte candidato a prefeito de Catalão em 2028. Porém, se perder, não será um páreo substantivo para Velomar Rios, do MDB.

Chegou-se a especular que Renato Ribeiro seria candidato a deputado federal. Mas o produtor rural disse ao Jornal Opção que será candidato a deputado estadual. Pelo PL. Comenta-se, na cidade, que, se realmente for candidato, pode “retirar” votos de Gustavo Sebba. Na eleição de 2024, para prefeito, não foi eleito, mas obteve boa votação. Os eleitores eram um recado. (E.F.B.)