COMPARTILHAR

O Jornal Opção conversou com seis deputados em Goiânia e em Brasília — políticos locais e de outros Estados. Todos disseram a mesma coisa: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será candidato a presidente da República pelo União Brasil.

A candidatura terá o apoio de todo o partido, sobretudo de seu presidente, Antônio Rueda. Se o pP insistir em apoiar candidato de outro partido, a federação será dissolvida. Assim, o Uniao Brasil firmará posição com Ronaldo Caiado para presidente. O jogo verdadeiro é este.

Apesar do que sai na imprensa, o União Brasil — depois de o governo de Lula da Silva promover o “rapto dos Sabinos” — está coeso e irá bancar a candidatura de Ronaldo Caiado.

Por isso que ninguém aposte suas fichas — mesmo uma delas — na saída de Ronaldo Caiado do União Brasil.

Como se sabe, o União Brasil tem 1 bilhão de reais para a campanha de 2026 (e não vai colocá-lo à disposição de Ciro Nogueira para que seja vice de Tarcísio de Freitas ou Ratinho Júnior).

Então, o União Brasil tem dinheiro do fundo eleitoral e, também, tempo de televisão adequado para um candidato a presidente.

Tudo o que o União Brasil tem, estrutura, o PRD, o Solidariedade e o Podemos, mesmo juntos, não têm.

“Somos realistas. O PT de Lula da Silva e o PL dos Bolsonaros, assim como o UB, têm estrutura para a campanha presidencial. Então, o governador goiano precisa ter uma estrutura equivalente. É preciso entender que Ronaldo Caiado não está entrando no jogo para competir, e sim para ganhar “, afirma um deputado dos mais experimentados. (E.F.B.)