Republicanos vai bancar Ricardo Quirino para deputado federal em 2026

01 março 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Eleito com 56.026 votos em 2022, o deputado federal Jeferson Rodrigues, do Republicanos, não vai disputar a reeleição em 2026.
O Republicanos vai bancar o deputado estadual Ricardo Quirino dos Santos, de 60 anos, para deputado federal. Em 2022, ele foi eleito deputado estadual com 31.559 votos (uma votação apenas razoável).

Tanto Jeferson Rodrigues quanto Ricardo Quirino são pastores evangélicos da Igreja Universal do Reino de Deus, a poderosa igreja do bispo e empresário Edir Macedo, que literalmente manda no Republicanos.
Jeferson Rodrigues não será candidato em 2026, pois abriu mão, a pedido da Igreja Universal e do partido Republicanos, para Ricardo Quirino.
Porém, como se sabe, o quociente eleitoral para eleger um deputado federal deve ficar entre 160 mil e 180 mil votos. Portanto, se lançar apenas um candidato competitivo, como Ricardo Quirino — representante do Entorno de Brasília —, o Republicanos corre o risco de não eleger nenhum parlamentar para a Câmara dos Deputados, que é o que realmente interessa à cúpula do partido. Porque o fundo eleitoral e o tempo de televisão nas campanhas derivam não do número de senadores, e sim do número de deputados federais.

(Comenta-se em Brasília que a deputada federal Flávia Morais, se não for para o pP, pode se filiar ao Republicanos. Ela é filiada ao PDT.)
De um aliado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o Jornal Opção ouviu que o ex-prefeito de Anápolis Roberto Naves deve ser mantido na presidência do Republicanos.
Mas uma fonte de Brasília (não se trata de Wanderley Tavares, pois tem mandato), ligada ao presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira , disse ao Jornal Opção que Roberto Naves tem uma missão: contribuir, de maneira decisiva, para eleger ao menos dois deputados federais por Goiás. (E.F.B.)