Rafael Lousa diz que base unida pode eleger Giuseppe Vecci para prefeito de Goiânia

30 maio 2016 às 16h49

COMPARTILHAR
O presidente do PSDB metropolitano afirma que os partidos têm direito de lançar candidato a prefeito, mas que há uma tendência de afunilar em dois postulantes
O presidente do PSDB metropolitano, Rafael Lousa, diz que a pré-campanha de Giuseppe Vecci (PSDB) para prefeito de Goiânia está cada vez mais encorpada. “O movimento da pré-campanha está crescendo.” O líder tucano frisa que há a tendência de que a base governista lance pelo menos dois candidatos. “Um deles será do PSDB.” O outro seria Francisco Júnior, do PSD?
“Não sei, pois não posso falar pelos outros partidos”, afirma o presidente do PSDB de Goiânia. O presidente do PSD, Vilmar Rocha, garante que não abre mão da candidatura de Francisco Júnior. “O que sei é que, na hora certa, a base vai sofrer algum tipo de realinhamento”, sugere Rafael Lousa. “Nada é irreversível em política. O que sei é que vamos eleger o próximo prefeito de Goiânia.”
A campanha deste ano, avalia Rafael Lousa, “será muito dura”. Na sua opinião, dada a mudança da legislação eleitoral, “vai ser difícil obter recursos financeiros para todas as campanhas”.
Giuseppe Vecci
Recentemente, Vanderlan Cardoso, pré-candidato do PSB a prefeito de Goiânia, disse ao Jornal Opção que Giuseppe Vecci está “trabalhando muito”. Rafael Lousa confirma: “Primeiro, Vecci é o candidato de consenso do PSDB. Não há arestas. O partido fechou com ele. Segundo, está trabalhando muito, apresentando-se e expondo suas ideias aos goianienses. Trata-se de um candidato determinado.”
Alianças
Rafael Lousa diz que todos os partidos têm, se quiserem, o direito de disputar eleição para prefeito. “Mas estamos conversando com vários líderes para tentar afunilar uma aliança para o primeiro turno. Os partidos que não pretendem lançar candidatos têm sido procurados por Vecci e aliados. O PRB, por exemplo, pode compor com nós. Vecci participou da posse do deputado federal João Campos como presidente do PRB, em Brasília.”
Com ficam os casos do PTN de Alexandre Baldy e o PHS de Eduardo Machado? “Não tenho informações precisas, e postulo a tese de que não se deve interferir no posicionamento político dos demais partidos. Mas nós trabalhamos para ter os dois partidos na nossa aliança.”
O PSL voltou à base? “Benitez Calil e seu filho, o deputado Lucas Calil, são políticos sérios e leais ao projeto do governador Marconi Perillo. Eles certamente vão apoiar o nosso projeto.”
Jayme Rincón e Anselmo Pereira
“O PSDB está absolutamente unido para tentar eleger Giuseppe Vecci para prefeito de Goiânia. Todos nós sabemos que está em jogo a eleição de 2016, mas também o fortalecimento de uma base eleitoral para a disputa da eleição para o governo em 2018”, assinala Rafael Lousa. “O jogo de 2018 será armado agora e é preciso a respeito com o máximo de responsabilidade.”
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), e o presidente da Agetop, Jayme Rincón (PSDB), estão “firmes” na pré-campanha de Giuseppe Vecci? “Claro que sim. Eles são políticos experimentados e, cada um ao seu modo, estão ajudando Vecci. Recentemente, o deputado esteve na inauguração de um escritório de Anselmo. Jayme Rincón está integrado na campanha e ajuda muito nos bastidores.”