PT vai lançar candidato a prefeito de Porangatu e não compõe com Vanuza

05 março 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
Há quem postule que o grande duelo em Porangatu se dará entre a prefeita Vanuza Valadares — que começa a restaurar sua imagem —, do Podemos, e o médico-cardiologista Thiago Noronha Amaral, talvez pelo MDB.

Thiago Noronha é neófito em política, mas tem um nome bem avaliado na cidade. É visto como “humano”, “correto” e “simpático”. Porém, se não conseguir montar uma estrutura ampla, sobretudo com o apoio do MDB do empresário e advogado Márcio Luis da Silva, acabará, possivelmente, por ser engolido pela máquina eleitoral e financeira de Vanuza Valadares.
O PT também planeja lançar candidato a prefeito, mas não aceita composição com Vanuza Valadares. Em 2022, o marido da gestora municipal, Eronildo Valadares, disse que fecharia a Valadares — uma loja de material de construção — e demitiria todos os funcionários, se Lula da Silva fosse eleito presidente da República. O petista-chefe foi eleito, mas o empresário, para a felicidade dos funcionários, decidiu não fechar seu comércio. Mas ele continua atuando como líder da direita bolsonarista e anti-governador Ronaldo Caiado na cidade (esclareça-se que Vanuza Valadares é aliada do gestor estadual).

José Uilton, o principal líder do PT em Porangatu, disse ao Jornal Opção que o nome do candidato do partido ainda não está definido. “Uma forte e abrangente campanha de filiação será feita para encontrarmos o nome ideal. É justo e coerente Porangatu ter um nome do PT alinhado com o presidente Lula para disputarmos e vencermos para prefeito em 2024”, assinala. “O PT fará diálogo aberto, maduro, democrático e sensato para construir o nome certo para 2024 e uma chapa repleta de boas candidaturas para a Câmara Municipal.”
O advogado Ivan Vieira Jr., ligado à família Melo — do falecido Júlio da Retífica —, também é cotado para a disputa. É um nome da renovação — assim como Thiago Noronha.