PSD está com dificuldade para montar chapa de deputado federal e estadual

12 outubro 2025 às 00h14

COMPARTILHAR
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, comentou com um político que está preocupado. Ele teria sido informado que, até o momento, o partido em Goiás não tem chapa para deputado federal — que é o que interessa ao chefão do partido (fundo eleitoral, fundo partidário e tempo de televisão são determinados pelo número de deputados que cada partido tem) — e nem para deputado estadual.
De fato, só há dois políticos que planejam, disputar mandato de deputado federal — Vilmar Rocha e Ismael Alexandrino.
Vilmar Rocha, ex-deputado federal, tem circulado pelo Estado, dando palestras e dialogando com setores organizados da cidade. Entre as cidades que visitou estão Niquelândia — sua Ítaca — e Goianésia.

Ismael Alexandrino é deputado federal e chegou a abrir conversação para se filiar ao PL. Mas ainda não definiu seu destino partidário. O parlamentar certamente está esperando a definição de candidaturas.
De acordo com um experimentado analista de eleições para deputado federal, se o PSD bancar apenas Vilmar Rocha e Ismael Alexandrino — sem outros candidatos de peso ao menos relativo —, os dois serão derrotados. Para eleger um parlamentar são necessários cerca de 180 mil votos. Juntos, os dois terão dificuldade para chegar a 150 mil votos.
Vale lembrar que, na disputa de 2022, Ismael Alexandrino foi eleito com apenas 54.791 votos. Ou seja, foi “carregado” pelo voto da legenda. (E.F.B.)