PSB de Elias Vaz e Kajuru deve apoiar Daniel Vilela para governador

05 julho 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
A política contém vários desenhos. Um deles: se o PL lançar candidato a governador em Goiás, a mudança para senador na base governista assumirá novos rumos. No momento, o governismo está aguardando a possibilidade de uma aliança com o Partido Liberal. Se efetivada, os candidatos a senador serão Gracinha Caiado, do União Brasil, e Gustavo Gayer, do PL.
Entretanto, na hipótese de Wilder Morais se lançar candidato a governador, o quadro muda de figura: a base governista tende a lançar não dois, e sim vários candidatos a senador: como Alexandre Baldy (pP), Gustavo Mendanha (PSD), Jorge Kajuru (PSB), Paulo do Vale (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD — se for candidato, Mendanha sai do páreo).
A tendência é que, ao menos em Goiás, o PSB do senador Jorge Kajuru, do ex-deputado federal Elias Vaz e do deputado Karlos Cabral (que pode trocar o partido pelo Agir) apoia a candidatura de Daniel Vilela, do MDB, para governador.
O PSB já está fechado com a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (União Brasil), para deputado federal. Tanto que Elias Vaz assumiu um cargo de proa no Legislativo de Goiás.
Do ponto de vista nacional, o PSB goiano apoiará a reeleição de Lula da Silva.
Mas um petista disse o seguinte ao Jornal Opção o seguinte: “De fato, o PSB de Elias Vaz e Kajuru está com a base governista em Goiás desde a eleição anterior. Ainda assim, nós vamos conversar com os integrantes do partido. É certo que o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela têm força gravitacional, mas o presidente Lula da Silva também tem. Então, vamos lutar pelo apoio do PSB no Estado”.
Por sinal, uma fonte do PSB relatou ao Jornal Opção que Elias Vaz chegou a levar Bruno Peixoto para uma conversa com a cúpula petista em Brasília. (E.F.B.)