PMs que podem ficar com o legado de Major Araújo na Assembleia

07 março 2021 às 00h01

COMPARTILHAR
Há uma aposta de que o coronel Ricardo Rocha e o subtenente Cláudio podem ser o novo Major Araújo do Legislativo
Se o deputado federal Delegado Waldir Soares, do PSL, disputar mandato de senador, na eleição de 2022, abre-se uma vaga para um candidato a deputado federal no partido. O deputado estadual Major Araújo, do PSL, planeja disputar a reeleição — e é considerado um dos favoritos, por ser avaliado como um representante consistente dos funcionários públicos e, sobretudo, dos policiais militares. “Trata-se de um parlamentar firme, sempre posicionado e que não cede a nenhum governo”, postula um major da PM.

Entretanto, se Delegado Waldir disputar mandato de senador, Major Araújo será convencido, possivelmente, a disputar mandato de deputado federal. Aliás, mesmo que Delegado Waldir dispute mandato de deputado federal, há a possibilidade de Major Araújo postular mandato federal.
Ressalve-se que, até o momento, Major Araújo se prepara para disputar mandato de deputado estadual. Mas, ante a força política de Delegado Waldir, é possível que acabe por postular uma vaga na Câmara dos Deputados.
Quem, na Polícia Militar, poderia substituir Major Araújo, adotando um posicionamento proativo? Policiais sugerem que Coronel Adailton, até por ser coronel — “ele está lá no alto, na cúpula”, ressalta um tenente —, “é muito moderado” e, por isso, “não terá condições” de se tornar uma espécie de Major Araújo 2.

Policiais militares dizem que o coronel Ricardo Rocha tem um perfil mais parecido com o de Major Araújo. “Ele é aguerrido”, afirma o tenente. Mas ele é coronel, ressalva o repórter. “Sim, mas não é um coronel de gabinete — ele é operacional e sempre defendeu seus comandados. Por isso tende a ter muitos votos em toda a PM, de soldado a coronel”, afirma.
O tenente diz que talvez tenha chegado a hora de apoiar um militar de mais baixa patente para deputado estadual. Ele sugere o nome do subtenente Luís Claúdio Coelho de Jesus, dirigente da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás.
Um sargento, um tenente e um coronel acreditam que Ricardo Rocha e Luís Cláudio tendem a “surpreender”.