COMPARTILHAR

O petista tem 38% e o presidente, em segundo lugar, aparece com 31%. Os candidatos da terceira patinam: Moro em 7% e Ciro tem 5%

Jair Bolsonaro e Lula da Silva: a guerra eleitoral só está começando | Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula da Silva (PT) permanece consistente, mas o presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a se aproximar perigosamente. O Instituto Gerp divulgou uma pesquisa de intenção de voto na segunda-feira,14, que mostra o petista com 38% e Bolsonaro com 31%.

Sérgio Moro: o ex-juiz tem 7%| Foto: Reprodução

Sergio Moro, do Podemos, é o terceiro colocado, mas bem distante, com 7%. Ciro Gomes, do PDT, é o quarto, com 5%. João Doria, do PSDB, tem 2%. André Janones, do Avante, aparece com 1%. Não pontuaram Simone Tebet, do MDB, Alessandro Vieira (que anunciou sua saída do Cidadania), Rodrigo Pacheco (que não via disputar), do PSD, e Felipe D’Ávila, do Novo. A seis meses das eleições, a terceira via patina.

Ciro Gomes: o ex-ministro tem 5% | foto- Globo

Não votam em nenhum dos pré-candidatos, ou não sabem a resposta, são 8%.

Segundo cenário
João Doria: o governador de São Paulo tem 2%

Quando há menos candidato no páreo, os números de Lula da Silva melhoram. Com cinco nome na disputa, o petista sobe para 40% e Bolsonaro permanece com 31%, Moro tem 7%, Ciro Gomes tem 5% e João Doria tem 2%. Os dados significam que, com alguma desistência, votos podem migrar para o ex-presidente. Uma desistência de Ciro Gomes, por exemplo, pode robustecer o petista.

O Instituto Gerp entrevistou 2.095 eleitores, entre os dias 7 e 10 de março, de 155 municípios das cinco regiões brasileiras. Sua margem de erro é de 2,18 pontos percentuais. É a primeira pesquisa presidencial do Gerp (do Rio de Janeiro) este ano.