Há quem aposte que o engenheiro Pedro Chaves, do MDB, pode assumir o comando da Goinfra. Adib indicaria o presidente da Codego ou da Agehab

Pedro Sales: presidente da Goinfra | Foto: Divulgação

Há três pessoas cotadas para substituir o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

Fala-se num delegado de polícia e num coronel da Polícia Militar (Brum). Problema: delegados não se entusiasmam com um militar na SSP e militares não aprovam delegado da Polícia Civil no comando geral das polícias.

Resultado: pode-se escolher um tertius. Talvez um policial federal aposentado, como o eficiente secretário Rodney Miranda, ou então o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

Ronaldo Caiado e Adib Elias: o prefeito vai indicar um nome para o primeiro escalão do governo do Estado | Foto: Reprodução

Por que Pedro Sales? Por quatro motivos. Primeiro, é visto como um gestor eficiente, o que permitiria a continuidade do bom funcionamento da polícia. Segundo, é diplomático e não tem arestas com a PC e com a PM. Terceiro, é da estrita confiança do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Quarto, como funcionário licenciado do Supremo Tribunal Federal, tem amplo conhecimentos das leis do país. Se assumir, será duro e, ao mesmo tempo, legalista.

Pedro Chaves: engenheiro e ex-deputado federal | Crédito: Renan Accioly

Se Pedro Sales for para a SSP, a tendência é que seu substituto na Goinfra seja indicado pelo prefeito de Catalão, Adib Elias. Há quem postule, dentro do governo, que o nome preferido é o do próprio Adib Elias, mas não será fácil convencê-lo a deixar uma prefeitura estruturada como a de Catalão. Um deputado sugere que o MDB tem chance de indicar o presidente da Goinfra. “Por que não o Pedro Chaves, que é engenheiro?”, pergunta e, ao mesmo tempo, afirma.

Uma fonte governista sustenta que, pelo contrário, Pedro Sales vai permanecer na Goinfra, onde estaria indo “muito bem”. “Adib Elias tende a indicar o presidente da Codego ou da Agehab”, afirma.