COMPARTILHAR

Há quem aposte que, passada a crise, a deputada federal Silvye Alves — a mais votada de 2022 — acabará por permanecer no União Brasil.

Entretanto, como os políticos são apressados, há líderes partidários disputando o passe político de Silvye Alves. Tais lideranças não apostam que a parlamentar terá a mesma votação da disputa passada. Ainda assim, acreditam que terá de 130 mil a 150 mil votos. Portanto, para onde for, contribuirá com o partido para eleger mais deputados.

O Republicanos de Roberto Naves — com o apoio de um importante prefeito goiano — está na cola de Silvye Alves. Até o presidente nacional do partido, Marcus Pereira, teria entrado no jogo pelo passe da deputada. Há quem postule que, em breve, a parlamentar poderá a voltar a trabalhar na TV Record, como apresentadora.

A rigor, o Republicanos saiu na frente e é o partido que pode levar o passe da deputada.

O PRD também opera para conquistar o passe de Silvye Alves. Porém, o PRD (ou o Solidariedade) só interessa a Silvye Alves — se é que interessa — se o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (União Brasil), se filiar ao partido.

Consta que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e a deputada federal Flávia Morais, do PDT, também estão de olho no passe de Silvye Alves.

Porque, se Silvye Alves se filiar ao PDT, Carlos Lupi estaria apostando que o partido faria duas deputadas federais em 2026: Flávia Morais e Silvye Alves.

Porém, se ficar sozinha no PDT, Flávia Morais acabará trocando o partido pelo MDB do pré-candidato a governador Daniel Vilela. (E.F.B.)