Os seis políticos de Goiás que são mais influentes junto ao presidente Michel Temer
19 novembro 2016 às 10h39
COMPARTILHAR
Um repórter perguntou a vários deputados federais: “Quais são os políticos goianos mais influentes junto ao presidente Michel Temer?” Todos disseram a mesma coisa: os mais fortes, em termos de relações com o Palácio do Planalto, são, pela ordem, Marconi Perillo, do PSDB, Jovair Arantes, do PTB, Alexandre Baldy, do PTN, Sandro Mabel (sem mandato), do PMDB, Daniel Vilela, do PMDB, e Wilder Morais, do PP.
Jovair Arantes é apontado hoje como um líder nacional e presença fortíssima na Câmara dos Deputados. Extrapola, até, sua força no PTB.
O deputado federal Alexandre Baldy está se revelando um dos políticos mais articulados. Ao contrário de outros políticos, mudou-se de verdade para a capital federal, articula encontros com vários líderes em sua casa e tem portas abertas no Palácio do Planalto.
Sandro Mabel, de todos, é o mais íntimo de Temer. Não tem mandato, mas é auxiliar do presidente. Um aliado eminentemente político, praticamente um ministro sem pasta.
Daniel Vilela, presidente do PMDB de Goiás, é um interlocutor frequente de Temer. O fato de serem do mesmo partido os aproxima.
O governador Marconi Perillo é consideradíssimo no Planalto. Temer dialoga com ele sobre assuntos administrativos e, também, políticos. Porque o tucano-chefe é um player político nacional.
A surpresa tem a ver com o senador Wilder Morais, que fala com frequência com o presidente Michel Temer. Os dois já mantiveram oito audiências e Temer sempre liga para o presidente do PP em Goiás.
