Obras de restauração na Cidade de Goiás serão entregues no dia da transferência de capital
11 julho 2015 às 08h33
COMPARTILHAR
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás vai entregar as obras do Museu de Arte Sacra da Boa Morte e da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle no dia da transferência da capital: de Goiânia para a Cidade de Goiás, no dia 24 de julho.
A obra no Museu foi iniciada no fim do ano passado em uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). A intervenção no Museu teve por objetivo conservar o prédio, que foi construído para abrigar a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, em 1779, e tombado como patrimônio histórico pelo Iphan em 1950. A igreja só se tornou museu em 1968.
Já a restauração do casarão que abriga a Escola de Artes Plásticas Veiga Valle foi realizada com recursos do PAC Cidades Históricas. A Cidade de Goiás é um dos municípios no País em que as obras financiadas pelo PAC estão com nível mais acelerado de execução.
Fora essa, há também: a Ponte da Cambaúba, restauração entregue em fevereiro deste ano, sendo a primeira obra do PAC-Cidades Históricas concluída no país; o Mercado Municipal; e o Arquivo Diocesano. As duas últimas intervenções ainda estão em andamento, mas a todo vapor.