O deputado federal Célio Silveira deve se filiar ao Democratas
31 janeiro 2021 às 00h00

COMPARTILHAR
O parlamentar do MDB estaria esperando um convite de Ronaldo Caiado. Pode ser ponte entre o governador e Daniel Vilela no Entorno de Brasília
Só há uma coisa certa na vida do deputado federal Célio Silveira: não começa 2022 como integrante do PSDB. O parlamentar não quer ficar e o ex-governador Marconi Perillo, o mandachuva do PSDB, também não quer sua permanência no partido (o tucano planeja disputar mandato de deputado federal, e tendo por base política exatamente o Entorno de Brasília).
Só não está definido em qual partido irá se filiar. Há dois rumos prioritários: o MDB do ex-deputado federal Daniel Vilela e o Democratas do governador Ronaldo Caiado.

Célio Silveira tem forte ligação com Daniel Vilela. São amigos-hermanos. Mas o prefeito da principal cidade-base eleitoral do deputado, Luziânia, é o ex-deputado Diego Sorgatto, filiado ao Democratas. A tendência, portanto, é que ele se filie ao partido do governador e do prefeito.
Em conversas com auxiliares e aliados de Ronaldo Caiado, Célio Silveira teria dito que está à espera de um convite formal do governador.
Há algum “drummond” no meio do caminho? Há tão-somente um. Se fechar um acordo político com Daniel Vilela, tendo em vista o pleito de 2022, Ronaldo Caiado não vai disputar aliados, como Célio Silveira.

O fato é que Diego Sorgatto quer levar Célio Silveira para o Democratas. Assim como Célio Silveira, se se filiar ao DEM, também levar o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, hoje no MDB, para o partido.
O poder de fogo eleitoral de Luziânia e Valparaíso é alto: juntas, as cidades têm mais de 200 mil eleitores — votos suficientes para eleger um deputado federal (e contribuir para eleger mais um) e mais de três ou quatro deputados estaduais.
O Entorno de Brasília quase não tem líderes regionais. Quase todos os seus políticos são líderes municipais. Célio Silveira é um líder regional, com forte influência em várias cidades — acima de Hildo do Candango, do PTB (de saída), que está expandindo seu raio de ação, mas ainda é mais circunscrito a Águas Lindas.
