COMPARTILHAR

Na próxima terça-feira, 5, o governador Ronaldo Caiado deve embarcar para Fortaleza para o cumprimento de agendas na capital cearense, conforme apurado em primeira mão pela coluna Bastidores. Esta será mais uma visita do governador a um reduto petista, e não será surpresa se o goiano decidir usar, novamente, a oportunidade para elencar feitos de sua gestão e alfinetar o partido do presidente Lula da Silva.

Caiado deve viajar na terça-feira e retornar na quarta. Está prevista a participação dele em um painel do Seminário Nacional de Alfabetização e também do Congresso Nacional de Bombeiros, o Conabom, onde vai falar sobre a estratégia de antecipação de desastres, operação Nordeste Solidário 2022 e operação Goiás Alerta e Solidário 2023 e 2024.

Vão acompanhá-lo a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, Coronel Washington, que também preside o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

Auxiliares do governador afirmam tratar-se de uma agenda institucional. No entanto, analistas ouvidos pela coluna Bastidores avaliam que o governador deve aproveitar a deixa para intensificar seu intento de projeção nacional, mirando 2026.

Em abril deste ano, Caiado escolheu Salvador para lançar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto. A cidade tem como prefeito um aliado, Bruno Reis. No entanto, o estado baiano é governado pelo petista Jerônimo Rodrigues. Na ocasião do evento, o governador de Goiás não poupou críticas à gestão petista e comparou os índices (ruins) de criminalidade da Bahia com os de Goiás.

Em Fortaleza, Caiado estará novamente em terras “da esquerda”. O prefeito da cidade é Evandro Leitão, do PT. Já o Estado do Ceará é gerido por Elmano de Freitas, também petista.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o Ceará é o terceiro estado mais violento do Brasil. Em primeiro lugar está o Amapá, e em segundo, a Bahia. Goiás aparece em décimo nono lugar.

Os dados podem não passar em branco no discurso de Caiado durante a visita. A Segurança Pública é uma de suas principais vitrines para 2026. A missão do governador é, inclusive, projetar os dados nacionalmente e tornar-se mais conhecido. (T.P.)