Morrinhos vai bancar de 3 a 4 candidatos para deputado estadual em 2022

15 agosto 2021 às 00h01

COMPARTILHAR
Os nomes mais cotados são Rogério Troncoso, Chiquinho Oliveira, Maycllyn Carreiro e Wesley Costa

Há um favorito absoluto para deputado estadual em Morrinhos. Trata-se do ex-prefeito Rogério Troncoso (sem partido, mas a caminho do MDB ou do DEM). Popularíssimo, se for candidato, é apontado como o campeão de votos no município.
Porém, com sua ida para a assessoria especial do governador Ronaldo Caiado, há a possibilidade de Rogério Troncoso não disputar e apoiar outro candidato, como os deputados estaduais Chiquinho Oliveira (a caminho do DEM, de saída do PSDB) ou, principalmente, Maycllyn Carreiro (PRTB). Mas não há nada decidido. Por enquanto, o ex-prefeito permanece na lista dos pré-candidatos. O deputado federal Célio Silveira (PSDB, mas de saída, possivelmente para o Republicanos), seu aliado, gostaria de tê-lo com parceiro em 2022.

Consta que o objetivo número um de Rogério Troncoso é, na verdade, disputar a Prefeitura de Morrinhos em 2024. Até os adversários, ao menos em off, consideram que é muito difícil derrotá-lo. Porque há uma identificação profunda entre o político e a sociedade local. É como se fosse “casado” — e um casamento feliz — com a cidade.
Maycllyn Carreiro, ex-vereador em Morrinhos, é um político jovem e arrojado. Ele assumiu o mandato de deputado recentemente e deve ser candidato em 2022. Tiago Mendonça, do Democratas, que perdeu a eleição para prefeito, deve apoiar Maycllyn.
Tiago Mendonça é citado como possível candidato a deputado estadual, mas, na campanha, teria firmado um compromisso com Maycllyn.

O grupo do prefeito Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, do PSDB, pretende lançar um candidato. Chegou a se pensar no seu filho, o médico Joaquim Guilherme Filho. Mas há quem aposte que o líder tucano pode bancar o vereador Wesley Costa, do partido Progressistas.
Na campanha de 2020, Wesley Costa não apoiou Joaquim Guilherme para prefeito. Mas os dois se aproximaram e agora há a possibilidade de o gestor municipal bancá-lo para deputado estadual.
Há quem considere Chiquinho Oliveira um “estranja” em Morrinhos, porque não mora na cidade. Mas o político já foi assimilado pelos eleitores locais e recebe boas votações nos pleitos que tem disputado. Ele é “forte” porque não trabalha unicamente no município. Atua em vários outros.
Com quatro candidatos “de” Morrinhos só será eleito deputado aquele que conquistar votos em outras cidades, como Piracanjuba e Caldas Novas, para mencionar apenas dois municípios.