Jovem e gestor, o candidato do Patriota simboliza a modernização continuada do município e conta com o apoio de Jânio Darrot

Procede que, às vezes, há o candidato “das” pesquisas e o candidato “das” ruas? Talvez. Veja-se o quadro político-eleitoral de Trindade (84.176 eleitores), um dos principais municípios do Entorno de Goiânia. O Dr. Antônio Caetano, do partido Democratas, aparece, de fato, em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Ao lado de George Morais — cuja candidatura a Justiça certamente vai barrar, aliás, já está barrando —, o Dr. Antônio, por ser mais conhecido, saiu na frente.

Marden Júnior: candidato do Patriota a prefeito de Trindade | Foto: Divulgação

Trata-se daquela frente que pesquisadores às vezes chamam de “inercial”. Quer dizer, não se trata de uma frente sedimentada, e o quadro pode mudar. Neste momento, por exemplo, percebe-se, nas ruas, que há um sentimento de que, se George Morais não for candidato, a tendência é de que a maioria de seus eleitores migre para o candidato do Patriota, Marden Júnior. Um dos motivos é que George Morais se tornou, ao longo do tempo, praticamente “inimigo” — mais do que adversário — de Dr. Antônio. Quem gosta de George Morais abomina Dr. Antônio e vice-versa. Na semana passada, um aliado de George Morais disse a um repórter do Jornal Opção: “A única coisa certa, na política de Trindade, é que o Dr. Desidratônio não será eleito prefeito”. O jornalista estranhou: “O sr. está falando de quem?” O georgista complementou: “Estou falando do deputado”.

No momento, assiste-se a ascensão de Marden Júnior, captada nas ruas e, daqui a pouco, nas pesquisas de intenção de voto. Por que Marden Júnior está crescendo?

Primeiro, porque está absorvendo parte significativa dos eleitores de George Morais — que ninguém acredita que será candidato até o fim, exceto ele mesmo, que é um político nato, ao lado da deputada federal Flávia Morais, uma craque política.

Segundo, porque, com o conhecimento de que é o candidato do prefeito Jânio Darrot, mais eleitores passaram a hipotecar seu apoio a Marden Júnior. O tempo dos eleitores não é o mesmo tempo dos políticos e dos jornalistas. Eles demoram a se posicionar, a realmente definir em quem vão votar para prefeito. Num primeiro momento, não observam ninguém, e daí tendem a sugerir que vão votar em qualquer um, em geral no mais conhecido. No segundo momento, passam a observar com atenção os candidatos e, então, começam a definir o voto. Neste momento, Marden Júnior parece ser o candidato que mais empolga. E, repetindo, tem um padrinho político que tem peso excepcional na política e na sociedade de Trindade.

Jânio Darrot e Marden Júnior | Foto: Divulgação

Jânio Darrot praticamente “reinventou” Trindade, dando-lhe uma cara de cidade moderna, cosmopolita. Primeiro, organizou as contas da prefeitura, usando seus conhecimentos de gestor bem-sucedido na iniciativa privada. Segundo, moralizou a gestão municipal, colocando-a a serviço da sociedade, ou seja, de todos. Terceiro, fez obras de utilidade pública para beneficiar a coletividade e atraiu uma grande variedade de empresas para a cidade, o que gerou milhares de empregos, em quase oito anos de mandato.

Ao escolher Marden Júnior para seu sucessor, Jânio Darrot observou duas coisas. Primeiro, percebeu que, como ele, o jovem Marden Júnior gosta, genuinamente, de gente. Segundo, percebeu que ele tem o perfil de gestor, pois, numa secretaria da prefeitura, não era o auxiliar que lhe trazia problemas, e sim aquele que era responsável pelas soluções.

Marden Júnior, postula Jânio Darrot, é o político que dialoga, de maneira transparente, com a sociedade. Portanto, será um passo adiante, um avanço, a modernização continuada e ampliada de Trindade. Não deixa de ser curioso que a renovação em Trindade tenha surgido no grupo que está no poder, e não nas oposições, que lançaram, ao menos quando se trata de George Morais e Dr. Antônio Caetano, figuras tradicionais, que usam métodos populistas-clientelistas que tendem a agrilhoar a população, no lugar de torná-la mais autônoma e cidadã.

Anote: Marden Júnior tende, desagradando o coro de alguns contentes e das figuras mais retardatárias da política de Trindade, a superar o Dr. Antônio. Em breve. Quem viver, se quiser, verá.